19
nov
2013

Você sabe a Função do Sistema de Escapamento do seu Carro?

Pode ter certeza, o escapamento é um dos sistemas que mais passam despercebidos pelos condutores, ele só é percebido, quando começa a incomodar com barulhos esquisitos ou quando está se arrastando pelo chão. Vamos falar sobre as funções do Sistema de Escapamento do seu carro.

Função do Sistema de Escapamento

O escapamento tem como função principal à eliminação dos gases gerados após a queima dos cilindros, isto é, ele conduz os gases devidamente filtrados para fora do veículo, além de evitar que os gases tóxicos penetrem no interior do carro. Outras funções são de reduzir a poluição sonora e manter o bom desempenho do veículo. Vale ressaltar que o condutor pode levar multa, caso transite com o sistema de escapamento do carro irregular ou soltando fumaça.

Sistema-de-Escapamento

Devido à má qualidade do combustível no país, o sistema de escapamento tem sua vida útil encurtada. E entre as peças do sistema de escapamento que mais diminuem a vida útil, é o catalisador, devido sua função que é transformar os gases poluentes em uma substância menos prejudicial ao meio ambiente.

Para você ter uma noção, uma pesquisa realizada, afirmou que há trinta anos o sistema de escapamento durava em média cinco anos, quando a gasolina não sofria tantas adulterações e consequentemente era mais pura. Hoje em dia, com a gasolina cheia de impurezas, adulteração e uma maior concentração de álcool, o sistema de escapamento pode chegar a três anos de uso. Por isso, é bom revisar por completo o sistema de escapamento a cada seis meses ou a cada vinte mil quilômetros e fazer uma vistoria a cada três meses.

Abafador

O abafador é indispensável, sem ele, o nível do ruído fica mais alto, causando barulhos que não são agradáveis, por esse motivo alguns motoristas trocam seu abafador original por esportivo, devido o abafador esportivo permitir que o fluxo de ar seja otimizado, tendo como resultado o ganho de alguns cavalos de potência. Sobre a instalação, é importante ser feita em uma oficina especializada, já que será necessário a utilização de uma abraçadeira ou qualquer outro tipo de alça que fixe o abafador.

 

Sistema-de-Escapamento-2

 

Dicas Importantes

Lave a parte de baixo do carro com a água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas de suspensão. É natural com o tempo que algumas peças se deteriorem, devido à oxidação. E vale ressaltar que a peça deteriorada deve ser substituída, e ao contrário do que falam a peça não deve ser consertada, ou seja, qualquer dano nas peças do sistema de escapamento deve ser resolvido só com a substituição da peça danificada.

Fique atento onde você irá estacionar o carro, porque o catalisador é uma peça que pode chegar a altas temperaturas, algo em torno de 700º Celsius e, você estacionando em locais onde tenham folhas secas, lixos ou até papéis que são materiais inflamáveis, pode ocorrer princípio de incêndio.

O sistema de escapamento tem as seguintes peças:

1 – Coletor de Escape: sua função é recolher os gases e envia-los para o tubo de descarga.

2 – Tubos de Estepe: interligar as peças do sistema.

3 – Silencioso ou Silenciador: sua função basicamente é reduzir o barulho gerado pelo motor.

4 – Catalisador: é purificar os gases poluentes e liberar menos nocivos à atmosfera.

5 – Abafador: é encarregado de absorver os ruídos mais agudos.

 

Não deixe também de visitar a loja Tuning Parts e conferir os que temos de acessórios para o seu carro.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *