29
nov
2013

Seu carro fica exposto ao Sol?

Com a proximidade do verão, deixar o carro ao ar-livre não é uma boa escolha. O clima quente pode acarretar diversos danos ao seu carro. Confira também outros agentes que podem atacar a pintura do seu carro. E veja como evitar futuros imprevistos com os efeitos da exposição ao sol.

Determinados motoristas sofrem ao deixar seu carro ao ar-livre ou “dormindo” ao relento, essa preocupação é real, o carro fica exposto ao sol, dejetos de pássaros, seivas vegetais, chuva ácida e quedas de granizo, tudo isso faz parte do pesadelo de todos motoristas que não conseguem estacionar em vagas cobertas.

A exposição do veículo ao sol causa sérios danos ao carro e até ao condutor, uma vez que a temperatura no interior do veículo pode chegar a 70°C. Além de danificar a pintura, o sol prejudica o interior do veículo, como os bancos, as partes de plástico, carpetes, puxadores, para-choques e o painel que tende a ressecar.

Para os motoristas e passageiros, a alta temperatura interna do carro pode causar danos à saúde, como a desidratação, hipertermia e o choque térmico, além do risco de câncer de pele. Esses são alguns riscos de quem se expõe em um carro superaquecido. Os carros na cor preta, azul, verde e vermelho são os que mais sofrem com o calor por reterem mais o calor.

Carro-exposto-ao-sol

Um dos agentes mais agressivos à pintura é o dejeto de pássaros. O recomendado é sempre andar com uma garrafa d’água e pano para retirar o dejeto o mais rápido possível, principalmente se o carro estiver exposto ao sol, pois o carro pode ficar manchado. Já a seiva vegetal deve ser removida com solventes à base de hidrocarbonetos, popularmente conhecido como tira-grude. Em caso de chuva ácida, que acaba corroendo a pintura e deixando marcas esbranquiçadas, nessa situação é necessário uma pintura, polimento ou até cristalização.

Outro vilão quando o carro dorme ao ar livre é a chuva de granizo. A proteção contra granizo, só um teto sobre local onde o carro está estacionado ou uma capa revestida com forro espesso para poder evitar o prejuízo.

Uma boa capa protetora pode ser uma alternativa bastante eficaz, para proteger a pintura do carro, no entanto o motorista deve atentar a alguns cuidados e escolher bem antes de comprar, senão você vai gastar dinheiro à toa e o tiro pode sair pela culatra, ou seja, ao invés de proteger o carro a capa poderá manchar a lataria do carro. Uma dica importante, a capa não deve ser colocada se a parte interna estiver molhada ou se o motor do carro estiver quente. O material é impermeável, por isso água não penetra e, em caso de mau uso, também não deixa umidade sair, causando as manchas.

Carro-exposto-ao-sol-2

5 dicas para proteger seu carro:

1 – Utilize o Tapa Sol, são projetados para absorver o calor e reduzir a temperatura interna do veículo;

2 – Polir o carro com produtos que evitam o ressecamento da pintura;

3 – Películas ajudam a reduzir a temperatura interna do veículo;

4 – Atenção com os bancos de couro, geralmente eles absorvem mais o calor e podendo causar danos.

5 – Utilize capas protetoras para carro, você estará seguro contra arranhões e o acúmulo de pó.

Cuidado com o Benzeno!

Um carro estacionado na sombra durante o dia pode conter de 400/800mg de Benzeno. Se o carro estiver estacionado sob o sol com a temperatura acima de 16 de graus, o nível de benzeno poderá subir a 2000/4000mg, quase 40 vezes a mais do que o nível aceitável.

O benzeno é utilizado na fabricação do plástico, nas colas no interior do veículo e pode causar câncer, enfraquecer os ossos, causar anemia, reduzir as células brancas do sangue podendo ocasionar leucemia.

Uma dica importante, quando você entrar no carro é essencial abrir os vidros e deixá-los por mais 2 minutos, sendo assim, o benzeno é expulso do carro.

Não se esqueça de visitar as páginas da Tuning Parts nas redes sociais e o nosso siteYoutube, Facebook e Instagram.


POSTADO EM DicasReview

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • luciana disse:

    Ola,gostaria que voces me orientasse sobre o que fazer com meu carro que dorme no tempo e passa o dia no sol. Nao entendo nada de cera e de quanto em quanto tempo preciso encerar. por favor me ajudem pois e meu primeiro carro e nao queria que ele ficasse manchado, e um spacefox preto. aguardo resposta.

    • @luciana:

      Nesse link estão os melhores produtos de limpeza. Clicando em um dos produtos, tem uma explicação sobre o processo de lavagem.
      http://www.tuningparts.com.br/encontre/?b=meguiars
      O segredo para saber se o carro precisa ser encerado de novo é a observação. Em dias de chuva, se a água escorrer pela pintura, ela ainda tem cera. Se gotas ficarem agarradas em algum ponto, a proteção já começou a desaparecer.
      Qualquer dúvida é só falar.

  • LUCIA disse:

    Ola boa tarde!
    Tenho um carro preto e passo cera nele toda semana, isso é bom ou ruim?

    • @LUCIA:

      O certo seria passar a cada 15 dias, nessa questão, deve se considerar: onde o carro fica durante o dia, onde ele fica durante a noite, toma muita chuva, quantas vezes ele é lavado e outros fatores.

  • LUCIA disse:

    Ele fica num local coberto não pega sol mas pega muita poeira e 2 vezes na semana pega sol pois venho trabalhar com ele e na empresa não tem estacionamento coberto. Por isso passa cera todo final de semana que lavo ele, meu sobrinho disse que se passar cera toda semana tira o verniz isso procede?
    Obrigada.

  • lyon disse:

    Olá, tenho o costume de sempre que chove e meu carro fica molhado, ao chegar em casa a noite seco com uma toalha de silicone. Estou fazendo o correto ou isso pode piorar a longo prazo a pintura?

    Obrigado !

  • Walter Jose da Silva disse:

    Tenho da marca chevrolet classic cor preta e minha garagem é aberta ao sol
    do dia a dia tenho uma capa de plástico tipo jacaré e uma de tecido
    eu as estava usando normalmente, então meu vizinho me falou que era ruim
    usar a capar,prejudicaria todo o carro, fiquei na duvida e desisti de usa-las
    mais continuo lavando o carro do fim de semana e passando cera.
    gostar de uma informação correto sobre esse problema:
    Walter.

    • @Walter Jose da Silva:

      Uma boa capa protetora pode ser uma alternativa bastante eficaz, para proteger a pintura do carro, no entanto você deve atentar a alguns cuidados e escolher bem antes de comprar, senão você vai gastar dinheiro à toa e o tiro pode sair pela culatra, ou seja, ao invés de proteger o carro a capa poderá manchar a lataria do carro. Uma dica importante, a capa não deve ser colocada se a parte interna estiver molhada ou se o motor do carro estiver quente. O material é impermeável, por isso água não penetra e, em caso de mau uso, também não deixa umidade sair, causando as manchas.

  • Denise de oliveira disse:

    Tenho um prisma preto e está com a pintura opaca, não tenho garagem coberta, gatos arranham o capô, e percebi que ao passar a mão está grossa a lataria. Sem dizer que meu vizinho pintou o prédio dele e meu carro ficou todo pulverizado de tinta branca…será que tem salvação? Me ajudem!

  • Ayres disse:

    Boa Tarde, eu tenho uma carro azul metalica ele fica na garagem a semana toda mais pela parte da tarde ele pega sol o a tarde toda, o que e prejudicial ao carro?

  • marcoa disse:

    Boa noite tenho um carro preto e na parte da tarde pega sol na garagem ,gostaria de saber se uma capa forrada e impermeável diminuiriam os problemas,ou o calor do sol que pega no carro

    • @marcoa:
      Tudo bem? Sim, diminui sim, mas para ser eficaz, você tem que seguir essas 5 dicas:
      1 – Utilize o Tapa Sol, são projetados para absorver o calor e reduzir a temperatura interna do veículo;

      2 – Polir o carro com produtos que evitam o ressecamento da pintura;

      3 – Películas ajudam a reduzir a temperatura interna do veículo;

      4 – Atenção com os bancos de couro, geralmente eles absorvem mais o calor e podendo causar danos.

      5 – Utilize capas protetoras para carro, você estará seguro contra arranhões e o acúmulo de pó.

  • EDIMILSOM disse:

    BOA TARDE TENHO UM VOYAGE PRETO ELE FICA NO SOL DURANTE O DIA E NO SERENO A NOITE COMO FAÇO PARA PROTEGER A PINTURA DO CARRO DESDE JA OBRIGADO

    • @EDIMILSOM:
      Tudo bem?
      5 dicas para proteger seu carro:

      1 – Utilize o Tapa Sol, são projetados para absorver o calor e reduzir a temperatura interna do veículo;

      2 – Polir o carro com produtos que evitam o ressecamento da pintura;

      3 – Películas ajudam a reduzir a temperatura interna do veículo;

      4 – Atenção com os bancos de couro, geralmente eles absorvem mais o calor e podendo causar danos.

      5 – Utilize capas protetoras para carro, você estará seguro contra arranhões e o acúmulo de pó.

      Se continuar com alguma dúvida, é só chamar.

  • jhoe disse:

    Ola, tenho um honda civc prata , eu deixo ele a semana toda estacionado em garagem coberta porem ele pega muita poeira, comprei uma capa de plástico para evitar que eu precise ficar lavando ele toda semana, gostaria de saber se esta capa prejudica a pintura do veículo, uma vez que o mesmo so pega sol na parte da manhã ate as 11hs?

    • Benhur disse:

      @jhoe:

      Acredito que você possa ficar tranquilo com o uso da capa, Joel. Se o carro ficasse exposto diretamente ao sol e chuva, aí não demoraria muito tempo para você ter problemas com a pintura do seu Civic. Mas já que usa a capa, ele está bem protegido.

  • Jaqueline disse:

    Olá, li seu artigo, e queria saber se fazer polimento uma vez por mes e lavar toda semana com cera ajuda na preservação da pintura; no caso da cera, é melhor a líquida ou em pasta? E pro banco de couro, que recomenda? Moro em um condomínio que não tem proteção nenhuma para os carros…fica exposto ao sereno e calor o dia inteiro….obrigada!

  • Thiagu Simas disse:

    Então , meu carro ficava tampado com capa protetora, e agora apareceu 1 mancha branca do lado da portá , queria saber se tem como removela? com algum produto ou algum jeito eu mesmo se possível .. é tipo mofo sei lá aquilo parece que ficou encharcado uma coisa muito estranha e feia e visível ..

  • Ricardo disse:

    Execelente Matéria!!
    Gostaria de saber se possivel para veículos q ficam no Relento..qual conserva o seu brilho, Metalica?Perolizada?ou a Solida?
    Meu nome e Ricardo,sou de São Paulo Capital.
    Muito Obrigado

  • Bom dia, estou com dúvidas. Moro em apartamento, as garagens são descobertas e no meu trabalho também, então meu carro fica exposto ao sol e ao sereno 24 horas por dia. Quero fazer na minha garagem a cobertura com telha sanduíche, mas meus vizinhos não. Porém a minha vaga é do meio, então vai bater sol no meu carro do mesmo jeito? Melhor não fazer essa cobertura e esperar que os vizinhos façam também? Estou preocupada em danificar a pintura do carro, ele é preto.. .

  • Reginaldo Moreira disse:

    Pintura de cor branca pode prejudicar o carro expostô ao sol

  • Reginaldo Moreira disse:

    Para cor branca qual sera seria melhor