9
maio
2014

Série esportes: tudo sobre a Nascar

Se você é fã de carros, provável que também seja de automobilismo, um dos esportes com maior carga de emoção, adrenalina e perigo que existem. E se a resposta também for afirmativa, já deve ter ouvido falar na Nascar, uma das principais categorias do automobilismo norte-americano. Que tal então conhecer um pouco mais sobre ela, sua história, carros, pistas e pilotos?

O nome Nascar é uma sigla que significa “National Association for Stock Car Auto Racing” – ou, em português, algo como “Associação Nacional para Corridas de Stock Car”. Você deve conhecer muito bem o termo “stock car”, dado o sucesso desse tipo de categoria no automobilismo brasileiro desde os anos 70. O termo se refere ao tipo de carro utilizado nessa competição: automóveis de passeio, de série, que podem ou não sofrer modificações especiais para competições – ao contrário dos carros de monoposto e de fórmula, concebidos, desenvolvidos e fabricados especialmente para corridas, não se parecendo em nada com carros “comuns”.

Um pouco de história

O surgimento dos embriões da Nascar se confundem com o próprio nascimento do automobilismo nos Estados Unidos – na década de 20, pilotos se reuniam em Daytona Beach, na Flórida, para competirem em corridas com carros comuns, sem nenhum preparo especial para melhor desempenho. Com o tempo, foram sendo desenvolvidos métodos de preparo desses veículos, na busca de melhor performance e velocidade nas pistas. A necessidade de padronização desses procedimentos levou William France e Ed Otto a criarem a Nascar, em 1948, com a primeira corrida acontecendo no ano seguinte, no circuito de Charlotte Speedway, na Carolina do Norte.

O crescimento da popularidade da Nascar nas décadas seguintes e alguns dos maiores acidentes já registrados na história do automobilismo mundial (como no Daytona 500 de 1960) fizeram com que as regras fossem revistas e procedimentos que aumentassem a segurança fossem adotados. A partir da última metade da década de 60, os carros da Nascar passaram a ser construídos só para a categoria, ou seja, não usavam mais carros de série. Apesar disso, o design “comum” que sempre caracterizou a categoria tinha que ser mantido nos veículos.

Atualmente, a Nascar tem três subdivisões principais: a Sprint Cup Series (principal), a Nationwide Series (uma espécie de “Série B”) e a Camping World Truck Series (caminhões e pick-ups), além de outras séries regionais.

nascar-2

Circuitos e pilotos

A maioria das pistas que servem de palco para a Nascar são do tipo ovais, dos mais variados tamanhos, que oferecem grandes espetáculos, apesar de perigosos. Os principais são o de Daytona, Talladega, Martinsville e Bristol. A categoria também se apresenta em circuitos mistos, como a famosa pista de Watkins Glen, em Nova York. Desde 2004 o campeonato da Sprint Cup Series conta o formato de playoffs, semelhante ao usado em outros esportes, como no basquete. Nele, as 26 primeiras etapas acontecem com todos os pilotos e carros, pontuando normalmente; no fim dessa fase, os doze melhores pilotos continuam nas últimas 10 corridas, chamadas de fase Chase, da qual sai o campeão da temporada.

Entre os principais pilotos, se destacam os heptacampeões Richard Petty, que detém o recorde de vitórias (200) e Dale Earnhardt, que faleceu em um acidente durante a prova de Daytona 500, em 2001.

nascar-3

Para acompanhar todas as notícias da categoria, você pode acessar o site oficial, com informações sobre pistas, pilotos, etapas e toda a pontuação. Quer acrescentar algo? Comente abaixo e participe da discussão! E não deixe de visitar o site da Tuning Parts!


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.