27
nov
2014

Tipos de Pneus: Manual com 8 Escolhas

Saber quais os tipos de pneus que existem é tarefa impossível. Isto porque de modo constante as empresas fabricantes trabalham para inovar com tecnologia de ponta ao ponto de fabricarem modelos aos mais diferentes objetivos. No sentido de te ajudar a compreender este assunto reservamos os 8 tipos de pneus mais comuns no mercado.

1 # Pneus Recondicionados: Tipos de Pneus

vantagens-do-pneu-recondicionado

Entre os diferentes tipos de pneus vale o destaque aos pneus recondicionados, feitos a partir de resíduos de pneus usados.

Como se sabe, há inúmeras marcas e tipos de pneus usados dentro de um só pneu recondicionado. Por este motivo existe falta de garantia de segurança ao usar tal produto.

Sem contar que pneus recondicionados não foram testados como os pneus novos, que seguem as regras de acordo com o INMTERO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Conheça informações relevantes do assunto ao clicar no link e ler outro artigo informativo do blog Tuning Parts.

2 # Pneus Ambientes

tipos-de-pneus

Há diversos ambientes no mundo, do gelo até o calor intenso. Independente dos tipos de pneus, a temperatura ambiental pode interferir de forma direta nas condições do pneu. De olho no mercado as principais fabricantes produzem pneus ideais às diferentes condições meteorológicas.

Pneus Múltiplas Estações: Serve às 4 estações do ano e traz alguma estabilidade se existir pouca neve na pista.

Pneus de Inverno: Utilizado não apenas nas estações frias do ano como também nos grandes veículos, tais como Van, ônibus e caminhões. Ideais aos ambientes gelados. Tem estrutura especial para evitar derrapagens.

Pneus de Verão: Próprio às regiões sem neve e com calor intenso na grande parte do ano. Seu uso também traz benefícios na primavera ou até mesmo no outono. Ideal para diminuir ruídos.

3 # Pneus ON-Road

Uso predominante nos asfaltos. Ao contrário dos OFF-Road, tipos de pneus ON-Road funcionam com sulcos menores, o que de modo prático aumenta a zona de contato com a pista. Pneus feitos ao tráfego nas cidades, repletas de buracos e ruas de alta, média e rápida velocidade.

4 # Pneus Off-Road

Estes tipos de pneus devem ser usados nas estradas de terra, lama ou qualquer outra pista sem asfalto. A grande vantagem está no maior espaço à banda de rodagem, além da carcaça reforçada e dos sulcos mais largos do que os padrões convencionais. Trazem maior resistência contra pistas com pedras, pedregulhos, entre outros detritos.

5 # Pneus Mistos

tipos-de-pneus

Ideais ao uso nas estradas com ou sem asfalto. Úteis aos motoristas com costume de viajar quase todos os finais-de-semana para locais com pista de terra, mas que nos dias semanais trafegam na cidade usando o mesmo carro. Algumas vezes os veículos saem com estes tipos de pneus da fábrica.

6 # Pneus Radiais

tipos-de-pneus

A grande vantagem nestes tipos de pneus está nas cordas metálicas especiais, recurso capaz de fornecer excelente banda de rodagem. Escolha certa para quem busca percorrer com velocidade rápida, visto que a superfície da borracha é feita para durar por longo tempo e ter resistência contra o constante contato com o solo.

Possui outras vantagens consideráveis, tais como o aumento da rigidez e de atratividade, dois aspectos que ajudam para fazer manobras e ficar com estabilidade assegurada. Destaque os pneus radiais-diagonais!

7 # Pneus Sem Câmara

tipos de pneus

No século XX poucas pessoas podiam pensar na existência dos pneus sem câmara. Porém, nos dias de hoje tais produtos se encontram disponíveis com facilidade no mercado.

Um grande problema destes tipos de pneus está no excesso de velocidade. Existem diversos motoristas que aceleram em demasia e precisam de trocas com maior periodicidade, gerando mais custo de dinheiro e tempo.

Atentas ao mercado as grandes fabricantes não ficaram com braços cruzados e lançaram os pneus sem câmaras, capazes de proteger motoristas e automóveis dos riscos que se relacionam aos danos por esvaziamento de pneus em alta velocidade.

Com Funcionam Pneus sem Câmara?

Um revestimento interno de borracha toma o lugar da câmera e previne com que ocorram grandes vazamentos de ar em caso de furos.

Com isto a segurança do carro e dos passageiros fica garantia. Todavia é importante frisar a necessidade de fazer manutenção de modo constante, do contrário existe o risco dos pneus rodarem sem ar.

Importante destacar os pneus sem câmara infláveis de modo hermético, cuja presença da liga de cimento na parte interna auxilia para diminuir as chances de vazamentos de ar.

8 # Pneus Verdes

tipos-de-pneus

Possuem este nome por serem corretos ao olhar da ecologia. Estes tipos de pneus têm fabrico distinto dos convencionais e leva em consideração materiais que os tornam silenciosos, leves e com menor resistência ao rolamento – tudo isto gera um resultado ótimo à economia de combustível.

Compre estes e outros tipos de pneus na Tuning Parts, e-commerce especialista em acessórios automotivos.

  • Pneus fazem parte dos melhores acessórios para aumentar a velocidade do carro sem modificações no motor.
  • Quais os riscos de usar dos pneus vencidos? Conheça neste artigo.

Fontes: Hankooktire.com.br Revistaautoesporte.globo.com


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.