12
ago
2014

Saiba tudo sobre a técnica de Short Shifting

Nem só da customização da pintura, rodas ou acessórios, e aquisição de potência para o motor de seu automóvel vai fazê-lo ficar diferente dos outros condutores. Mesmo para aqueles mais aficionados pelo tuning, existem outras formas de imprimir sua identidade no carango. E uma delas é o short shifting. Você já escutou falar sobre isso?

O que é short shifting

Short shifting consiste em uma técnica de condução através da qual o condutor do veículo muda a velocidade antes que seja necessário, ou seja, avança-se a marcha bem antes da hora em que seria considerada adequada para a troca. O emprego deste artifício depende mais do estilo de tocada de quem está dirigindo, e por isso personaliza seu modo de direção, mas também da configuração do carro e das condições que a pista oferece em termos de traçado e aderência.

Onde é mais adequado usar a técnica

A preferência pelo short shifting acontece em condições de pista que apresentam sequências sinuosas de média velocidade, vias com depressões, ou em caminhos ou estradas que tenham baixa aderência, como, por exemplo, acontece nos dias chuvosos ou muito frios. A tração traseira dos carros e motos, com muito torque em relação ao peso, favorece a técnica. Por isso passou a ser bastante aproveitada nas corridas de Fórmula 1 da temporada de 2014, graças ao fantástico ganho de torque que os novos motores turbinados vêm apresentando.

short-shifting-1

Por que é interessante praticar o short shifting

A razão mais comum para mudar de marcha precocemente durante a condução rápida é não perder tempo valioso na mudança de velocidade que se iria fazer mais tarde. Embora isso signifique não ser capaz de acelerar usando todo o poder do motor, há uma economia de tempo de mudança de velocidade, o que pode ajudar a ultrapassagem, garantindo que o carro esteja com o equipamento seguro, em antecipação à manobra.

Outras razões importantes são melhorar o desempenho de combustível na condução em baixa rotação, nos casos em que a aceleração não seja o que está sendo procurado, e reduzir a potência e o torque intencionalmente, a fim de conseguir mais aderência, evitando-se as chances de deslizamentos e patinagens das rodas nas estradas molhadas. O short shifting pode ajudar a manter a estabilidade do veículo em curvas, evitando uma mudança perturbadora de equilíbrio quando o veículo estiver mudando de sentido de forma acentuada.

A técnica empregada nas corridas de velocidade

Nas corridas de velocidade, o short shifting se tornou mais frequente quando os pilotos saíam para o acesso a curvas de baixa e de média velocidade, principalmente aquelas mais compridas ou que exigiam maior aderência do equipamento em condições climáticas adversas. Contudo, dependendo da estratégia do piloto e da equipe, a economia de combustível também seria levada em conta.

Nesse sentido, o short shifting acaba sendo indicado como um recurso espetacular e bastante válido para deixar a traseira do carro de alta potência nas saídas de curvas, sobretudo aquelas em momentos de pista molhada e escorregadia, mas nas vias secas se mostra como um estilo de tocada muito elegante, singular e personalizado, se bem praticado.

Você já executou a técnica do short shifting com seu possante? E siga o nosso instagram – lojatuningparts


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.