Qual o melhor aro para seu carro
Muitas vezes, mudar as rodas é indispensável para quem quer personalizar um carro. Quando bem escolhidas, deixam o carro com aparência esportiva e até mesmo sofisticada, chamando a atenção de todos.
Nessa hora, vale apelar para o bom senso, porque não é só a aparência do veículo que está em jogo. Utilizar uma roda com tamanho maior ou menor do que o recomendado pode causar uma série de danos ao carro e até mesmo comprometer a segurança dos passageiros. Além disso, a mudança também pode alterar a indicação do velocímetro, que vai mostrar um valor abaixo do real.
Segundo a resolução 292 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é proibido utilizar rodas e pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo e aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto pneu/roda. Assim, antes de escolher a nova roda do seu carro, é preciso fazer alguns cálculos.
Conheça sua roda
O primeiro passo é verificar as principais medidas da peça. A tala é a largura e costuma ser medida em polegadas. É comum ver na própria roda um código com duas medidas (por exemplo, 15×6″), sendo a primeira o diâmetro, e a segunda, a largura.
Outro dado importante é o backspace – medida entre o assentamento da roda e a borda traseira – indica se há espaço livre entre a roda e os componentes internos da suspensão. Pode ser medido apoiando uma régua na superfície da aba traseira da roda e introduzindo outra no interior, apoiando-a na superfície de assentamento. O ponto de interseção das duas representa o backspace.
Por fim, o offset (ou ET) é a distância entre a superfície de assentamento e o meio da tala. Existem três tipos de offset: no positivo, a face da roda está mais próxima do lado de fora da tala; no negativo, está mais próxima do lado interno e, no offset zero, está no meio da tala. Para calculá-lo, utilize a fórmula backspace – (tala/2).
Descobrindo a roda ideal
Agora, vamos às contas. A altura total do conjunto é calculada somando o aro da roda ao perfil multiplicado por dois. Para descobrir o aro da roda mais adequado, converta a medida para milímetros, multiplicando o número de polegadas por 25,4. Em seguida, multiplique a largura da banda de rodagem do pneu pelo índice de perfil (percentual da altura em relação à banda de rodagem). Use novamente a fórmula inicial e some o aro da roda à altura do flanco multiplicado por dois, e o resultado será a altura do conjunto.
O resultado do cálculo deve ser considerado o tamanho limite, com variação de, no máximo, 3%. Quando aumenta-se o aro, deve-se diminuir o perfil (altura) do pneu, para que o diâmetro externo do conjunto continue inalterado.
Pra quem não tem muita paciência com cálculos, já existem sites especializados no assunto – é só inserir as medidas que eles fazem as contas e simulam como ficará a nova roda em relação à original. Ainda assim, é sempre recomendável procurar a ajuda de um profissional. Uma dica importante é se informar com a montadora se o aro que você pretende utilizar é compatível com seu veículo.
Já sabe qual é a melhor roda para seu carro? Na Tuning Parts você encontra diversos aros, calotas e acessórios para rodas. Acesse nosso site e veja nossos produtos.
[…] é preciso ter muita atenção na hora de adquirir uma roda esportiva. Antes de escolher, verifique qual é o melhor aro para o seu carro, levando em consideração as medidas da peça original e a resolução 292 do Denatran, que […]
[…] de adquirir rodas novas para o seu carro, verifique qual o melhor aro para seu carro. Segundo o Denatran, não é permitido usar rodas e pneus que ultrapassem os limites externos dos […]
qual o melhor produto que si posa usa na água para remove melhor a sujeiras e nao agrida a pintura ?
@francisco de assis macedo:
Os melhores produtos são da Meguiars, basta clicar no link: http://www.tuningparts.com.br/encontre/?b=Meguiars