7
jan
2019

Quais os modelos de carro mais adequados para o ambiente urbano?

Conheça alguns modelos perfeitos para serem usados nas ruas da sua cidade

Quais os modelos de carro mais adequados para o ambiente urbano?
Foto de Sarmad Mughal da Pexels.com

Vamos combinar. Dirigir nos limites da cidade é um jogo de bola totalmente diferente de uma viagem na estrada. Além daquelas freadas bruscas depois de se dar uma “rápida” olhada no What’s App, o motorista da cidade também precisa enfrentar muitas vezes um cenário de trânsito caótico.

Engarrafamentos, congestionamentos e centenas de condutores estressados com o dia a dia agitado das metrópoles brasileiras são apenas um aperitivo frente ao ambiente incerto e de vez em quando perigoso das vias urbanas.

Para achar um bom veículo para se trafegar nesse cenário citadino, alguns fatores devem ser buscados em um automóvel, como a exigência do mesmo ser facilmente manobrável, pequeno e com um equilíbrio adequado entre a boa economia de combustível e o desempenho vigoroso – além de levar em conta se será um carro para a família ou apenas um casal e até mesmo uma pessoa solteira. Tendo estes aspectos levados em conta, tudo deve ser visto na ponta do lápis!

Mas então… quais são os melhores carros disponíveis no Brasil para um ambiente urbano? Neste post que preparamos, nós citamos alguns dos modelos automotivos mais procurados pelos brasileiros que são perfeitos para se andar na cidade.

Chevrolet Prisma e Onix – torque de 9,8 kgfm e 80 cv

Com mais de três décadas e meia de projeto, o motor SPE/4 já recebeu diversas denominações, sendo atualmente é o mais vendido do mercado brasileiro, a bordo dos líderes Prisma e Onix. Com quatro cilindros, o motor possui comando simples e duas válvulas sobre cada pistão.

Devido às recentes modificações feitas, o SPE/4 conseguiu atender às exigências do Inovar-Auto, no entanto acabou chegando ao seu limite técnico.

De tudo a General Motors (multinacional com sede nos Estados Unidos que possui, dentre outras marcas, a Chevrolet) já fez: trocou biela, juntas, pistão, casquilho, óleo lubrificante, coletores…

Recentemente, a General Motors anunciou que iria investir bilhões de reais em Joinville, em Santa Catarina, onde funciona a fábrica de motores e cabeçotes da multinacional.

O investimento vai servir para a produção de uma nova família de motores, que vai incluir um 1.0 Turbo de três cilindros e um 1.3 Turbo com quatro cilindros, sendo os dois com potências entre 120 e 160 cavalos.

É óbvio que uma versão aspirada do 1.0 deve surgir para substituir o atual 1.0 da General Motors do Brasil, conferindo assim uma menor emissão de gases poluentes e uma maior economia ao motor – sendo muito adequado para um ambiente urbano.

Hyundai Hb20S e Hb20 – torque de 10,2 kgfm e 80 cv

Se você já visitou ou mora no estado do Paraná, no sul do Brasil, ou visita com frequência sites de automóveis, provavelmente já deve ter percebido a quantidade de modelos circulando do Hb20 em Curitiba.

Um dos principais motivos é o motor Kappa 1.0 12V de três cilindros de alumínio bastante moderno, que possui tecnologia flex inclusive no Kia Picanto GT importado.

Com torque e potência adequados para a ideia de um city car, o propulsor é bem elástico e dá à dupla da Hyundai uma boa performance. Esse motor ainda tem uma versão turbinada, que possui calibração bem suave e não acrescenta injeção direta.

Para modernizar o seu lineup, a Hyundai já prometeu trocar o Kappa 1.0 Turbo pelo T-GDi, que trará melhor performance e mais economia ao Hb20. No entanto, como a marca sul-coreana de automóveis está entre as mais conservadoras do mundo, essas mudanças podem demorar bastante pra acontecer.

Além do motor, vale a pena falar da beleza externa, do conforto e da tecnologia que um Hb20 possui, trazendo uma mecânica bonita e adequada para a vida urbana.

Fiat Argo, Mobi e Uno – torque de 10,9 kgfm e 77 cv

O motor Firefly 1.0 é feito em alumínio e tem três cilindros. Diferente dos demais, apresenta cabeçote com comando único e seis válvulas. O motor pertence à família GSE, que ainda tem o Firefly 1.3 de quatro cilindros.

Esse motor oferece uma boa performance para o trio de acesso da Fiat e é forte em baixa, tendo ainda um ótimo consumo. No Mobi GSR, por exemplo, o modo Sport altera não somente as trocas de marcha, como também a resposta do motor durante as acelerações, tornando-se assim um caso raro desse tipo no segmento.

Atualmente, até já se fala em uma versão mais turbinada do Firefly 1.0. A expectativa é que o novo motor venha com três novidades: o cabeçote com quatro válvulas por cilindro e comandos variáveis, injeção direta de combustível e turbocompressor com intercooler.

Não se sabe ainda quanto ele irá entregar, mas o objetivo é substituir parte da gama hoje atendida pelo Firefly 1.3 ou até mesmo se estabelecer acima disso.

Para vocês terem uma ideia, o motor é tão bom que, até com Uno usadojá há alguns anos, é possível obter uma boa economia de combustível.

E já que estamos falando dos melhores city cars para você, vale dar destaque à característica compacta dos automóveis, sendo excelentes para caber na maioria das vagas de estacionamento disponíveis.

Considerações finais

Quem deseja encontrar um veículo urbano já pode ter algumas ideias interessantes por meio da lista que separamos aqui com alguns dos melhores carros para a cidade disponíveis no Brasil. Tenha em mente se deseja as facilidades de um carro com câmbio automático ou manual – isto impactará no desempenho do veículo, na rotação do motor e no consumo de combustível, mas dará conforto ou dirigibilidade ao motorista. O que vale nesse quesito, é a preferência pessoal de cada qual, ou sua necessidade de economia.

Todos os modelos citados contam com um adequado misto de conforto, bom espaço e facilidade na condução – exatamente o que um carro urbano precisa para alegrar o seu dono (ou dona) na ida e no retorno do trabalho.

No entanto, busque ter sempre em mente que, para que você realmente possa ter uma excelente experiência ao volante, a marca, modelo ou versão do seu carro não são os únicos fatores a ser levados em consideração.

A forma como você cuida do seu veículo e a importância que você dá ao respeito e cumprimento das leis, normas e regulamentos de trânsito também são atitudes que podem fazer toda a diferença para que você possa usufruir de bons momentos na condução do seu automóvel – isso seja na estrada ou em um ambiente urbano.

Portanto, tenha você um Hb20 em Curitiba novinho em folha ou um Uno usado do ano 2000, é possível, sim, aproveitar o trânsito se você souber seguir as regras e cuidar do seu carro do jeito que ele precisa ser cuidado.

Se você curtiu o post, ajude-nos a crescer cada vez mais compartilhando-o nas redes sociais! Se tem algo que podemos prometer é que sempre buscaremos trazer o melhor em conteúdo automotivo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.



COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.