7
jul
2015

O que é tuning de carros? Saiba tudo sobre o assunto!

Tuning de carros é a arte de modificar o desempenho ou a aparência de automóveis. Grande parte dos veículos zero quilômetros se encontra configurada para atingir as demandas de condutores comuns. Em contrapartida, o tuning de carros representa forma de personalizar as características automotivas conforme a preferência dos proprietários. Automotivos podem ser alterados a proporcionar melhora em aspectos como economia de combustível, energia e dirigibilidade.

tuning-de-carros

Tuning de carros se relaciona de modo direto às corridas de automóveis, nas quais a maioria dos automotivos é modificada a proporcionar aumento de desempenho aos competidores. Não se pode ignorar que tuning acontece tanto dentro como fora dos autos. Modificações exteriores incluem: Aerodinâmica, saias laterais, para-choques, spoilers, saídas de ar e rodas leves.

Tuning de carros: áudio

A instalação de áudio personalizado, típica ação relacionada ao tuning de carros, pode envolver qualquer coisa, desde a atualização do rádio até a conexão com amplificadores. Nos dias de hoje há inclusive eventos nos quais participantes competem para saber qual o melhor em potência sonora.

Pioneer-DVH-8780AVBT

Afinação do motor: tuning de carros

Outro ponto relacionado ao tuning de carros é a afinação do motor, processo que modifica as características de funcionamento da motorização. Em um modelo típico existem vários elementos mecânicos e eletrônicos, tais como coletor de admissão, velas de ignição, fluxo de ar, etc.

Os motores modernos empregam o uso de injeção ECM para fornecer um melhor equilíbrio entre desempenho e emissões. Através do protocolo OBD, os aspectos controlados de modo eletrônico no motor podem ser modificados via processo conhecido como “mapeamento”.

Mapeamento é realizado com alteração do software dentro do ECU (chip tuning, via modificação de firmware), ou, fornecimento de dados através de falsos plug-ins de hardware. Componentes mecânicos também podem ser substituídos, como turbo compressor, por exemplo.

Atenção! Mudanças no motor

Modificações erradas e mal executadas no motor trazem efeitos negativos. Um exemplo é o uso de compressor de ar, tais como o turbo compressor para aumentar o volume utilizado no golpe de energia do ciclo Otto. Em uma ação química típica, a relação entre ar e combustível deve ter um mínimo de 14:1.

Negligenciar tais parâmetros operacionais pode levar à falha prematura e aos seguintes problemas no motor:

  • Cabeças de cilindro deformadas;
  • Paredes deformadas;
  • Anéis de pistão desintegrados, partidos ou dobrados;
  • Falha total do sistema de arrefecimento;
  • Fogo ou deformações no motor.

– Tudo isto pode acarretar reparos caros e danos perigosos!

Afinação de suspensão: tuning de carros

molas-esportivas

Tuning de carros deve ter suspensão afinada, o que requer modificar molas, amortecedores e outros componentes. Molas mais curtas oferecem maior rigidez e um baixo centro de gravidade. Amortecedores de qualidade melhoram a dinâmica do peso nas curvas. Barras estabilizadoras otimizam a aderência dos pneus sobre a superfície e proporcionam melhor resposta na condução.

Outros componentes por vezes adicionados são as barras de suporte, que melhoram a rigidez do corpo e ajudam a manter a geometria da suspensão adequada às curvas. Barras podem ser adaptadas para modelos de automóveis esportivos.

Não se pode ignorar que para veículos off-road a ênfase deve alongar o curso da suspensão à instalação de pneus maiores, aumentando a distância ao solo para passar por cima de obstáculos e buracos curtos sem problemas, proporcionando maior amortecimento, ou seja, uma direção macia e confortável.

Tuning de carros: ajuste do corpo

tuning-de-carros

No tuning de carros o ajuste do corpo envolve adicionar ou modificar spoiler ao fim de melhorar o desempenho aerodinâmico. A velocidade nas curvas e a aderência podem ser melhoradas, por vezes às custas de um aumento de arrasto. Para ajudar no desempenho, os componentes da carroçaria, como espelhos retrovisores, são substituíveis por unidades mais leves.

Tuning de carros: pneus resistentes

Pneus têm grandes efeitos sobre o comportamento de um carro e são substituídos periodicamente. Selecionar a escolha correta representa uma maneira eficaz em termos de custos para personalizar qualquer automóvel.

As opções incluem pneus relacionados com condições de tempo e estrada, tamanhos, custos, aderência, durabilidade, resistência ao rolamento, manipulação e conforto.

Tuning de carros: conheça um pouco de história

Automóveis sempre foram sujeitos às modificações aftermarket. A idade de ouro na história de tuning de carros aconteceu entre a Segunda Guerra Mundial e o início das restrições de poluição de ar ao redor do mundo. Neste período modificações radicais foram comemoradas em principal nos Estados Unidos e no Japão.

Até os anos 70 e 80 no século XX, a grande parte dos carros japoneses nunca foi exportada para fora do mercado doméstico japonês. Ao final de 1980 e início de 1990, as importações se iniciaram com o Nissan Skyline, em particular na Europa Ocidental e América do Norte.

Compre rodas, spoilers ou qualquer acessório para tunar carros na loja Tuning Parts, e-commerce especialista em equipamentos aos automóveis de todos os tipos. Assista nossos vídeos (Youtube) e conheças fotos de veículos incríveis (Facebook e Instagram). Até a próxima!


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *