O que diz a lei sobre os abafadores esportivos?
Existem casos onde motoristas são parados por agentes de trânsito devido ao ronco diferenciado. Porém, não há motivos para temer multas. Observe se o agente de trânsito está portando equipamento para medição de decibéis, converse com ele. Ao perceber que se trata apenas de um abafador esportivo, provavelmente o agente deixará você seguir sem maiores problemas. O problema está no quão alto é o ronco do seu abafador.
Fizemos uma consulta com nosso parceiro, Dr Multas, e atualmente, não existe uma lei específica que diz respeito aos abafadores esportivos. Porém, a emissão sonora não deve ultrapassar os níveis obtidos e declarados pelo fabricante do carro. Além disso, jamais utilize o “ESCAPAMENTO LIVRE”, pois assim o barulho vai ser muito alto e você poderá sim levar uma multa.
Com marcas confiáveis e produtos de boa qualidade, o problema não está na fabricação, mas sim na instalação. Certifique-se de que o seu abafador esportivo seja instalado por um profissional qualificado e de confiança.
Uma instalação malfeita pode trazer riscos tanto ao funcionamento do sistema, quanto emitir sons acima dos limites e, neste caso, te proporcionar mais dores de cabeça do que benefícios. Portanto, sempre procure um profissional para instalação do seu abafador esportivo.
Quero colocar um dispositivo que o som parece uma ser turbo, sai um assubiu, este dispositivo pode afetar o motor do carro?