19
nov
2014

10 Cuidados com Pneus que Você Não Sabia

Nada pior ao orçamento familiar do que os gastos com imprevistos, como nos casos em que o pneu do carro fura ou perde seu prazo de validade, que pode diminuir por causa do mau uso, tais como falta de calibragem, excesso de peso, entre outros exemplos. Ao seguir cuidados básicos com pneus os proprietários ganham em durabilidade e não precisam tirar dinheiro do bolso para comprar novas unidades tão cedo.

cuidados-com-pneus

1 # Excesso de Peso

Evitar o excesso de peso está entre os clássicos cuidados com pneus. Você sabia que bagagem em excesso acaba com a vida útil do pneu em 30%.

Por este motivo fique atento com qualquer excesso de carga, desde suportes às bicicletas (normalmente situados na parte de cima ou traseira dos carros) até revistas, jornais ou brinquedos de crianças.

2 # Pneu Careca ou Fora da Validade

O ditado é antigo: Pneu careca não presta. Quem trafega nestas condições de modo provável vai ter a surpresa do pneu furado, o que demanda trocas por estepe e sujeira na roupa, algo detestável à grande parte dos motoristas.

Outro dos cuidados com pneus é seguir o prazo de validade descrito nas embalagens. Sem esta informação os motoristas não imaginam qual a data em que devem providenciar as trocas e ficam suscetíveis aos danos do pneu inválido.

3 # Calibragem e Ambiente

Motoristas precisam calibrar os pneus no mínimo a cada duas semanas. Tenha em mente de que quando descalibrados geram 25% de consumo adicional de combustível. Isto ocorre porque nestas condições o motor precisa trabalhar com maior força.

Vale ressaltar o tráfego nos ambientes arenosos, como praias, por exemplo, nos quais motoristas devem calibrar de forma semanal por causa das condições ambientais (excesso de umidade).

4 # Pressão Correta

Trafegar com excesso de pressão é contraindicado, não se assuste quando o pneu muito calibrado rodar pulando, um grande perigo às pistas molhadas nas quais acontecem o fenômeno da aquaplanagem.

Por outro lado, os cuidados com pneus indicam que é ainda pior ter menos pressão, porque acelera o desgaste, aumenta o consumo de combustível, gera queda da estabilidade nas curvas, perda de capacidade nas manobras e desgaste prematuro dos terminais de direção.

5 # Escolhas e Pistas

Escolher modelos de acordo com as pistas também é indispensável à longa durabilidade, trafegar com melhor qualidade, economizar combustível, entre outras vantagens que apenas os condutores que seguem tais cuidados com pneus conseguem obter.

OFF-Road, verde, misto, enfim, o que não falta são tipos de pneus que se adequam às diferentes pistas. Sem contar que os fabricantes trabalham de modo constante para lançar novidades que se adequam melhor inclusive ao ambiente climático.

6 # Rodízio

Necessário promover o rodízio dos pneus de modo constante, no mínimo em cada 2 meses. Isto ocorre porque os pesos em ambos os lados podem oscilar, o que gera desgasto prévio quando não há este tipo de troca. Para fazer rodízio é simples, basta trocar as unidades traseiras pelas dianteiras em cada mês.

7 # Velocidade

Não se pode ignorar o fato de que excesso de velocidade gera danos aos pneus. Isto ocorre porque ao acelerar há acúmulo de calor à parte interna, gerando desgaste da borracha.

Por este motivo os motoristas que apreciam acelerar com entusiasmo devem providenciar a pressão correta e comprar pneus com qualidade.

Atenção! Não se esqueça de jamais exceder os limites de velocidade!

8 # Acessórios dos Pneus

Acessórios são importantes para proteger os pneus. Por exemplo, existem as capas de estepes que defendem a borracha e garantem qualidade ao pneu-extra.

Nos dias de hoje há inclusive os sprays de furo, ideais para serem usados nos pneus furados. Por exemplo, quem segue às reuniões de negócios e tem o pneu furado, ao invés de se sujar para trocar por estepe ou perder tempo ao chamar o seguro, pode espirrar este spray e seguir seguramente, sem sujeira ou atraso, ao destino.

Neste link há informações sobre o spray que sela os furos e salva seu pneu para prosseguir com o carro até à próxima borracharia.

9 # Direção

Há precauções necessárias na direção para evitar gastos excessivos nos pneus. Por exemplo, é preciso evitar parar nas superfícies com gasolina ou óleo. Também existe o dever de seguir outros pontos, tais como:

  • Sempre trafegar em superfícies acidentadas;
  • Verificar os pneus para saber se há objetos estranhos na banda de rodagem;
  • Jamais frear bruscamente.

10 # Dicas Adicionais

  1. Independente se os motoristas apreciam ou não correr é um dever sempre comprar pneus de qualidade, assegurados conforme testes do INMETRO, que no Brasil representa o principal órgão fiscalizador de qualidade.
  2. Clique no link e aprenda a escolher a calota correta ao seu carro!
  3. Você sabia que os desgastes nos amortecedores são principais vilões dos pneus? Saiba mais neste artigo.
  4. Entre os grandes cuidados com pneus vale o destaque para sempre revisar antes de viajar (leia um texto sobre este assunto)!

Compre pneus de qualidade e com selos de segurança! Adquira seus modelos na Tuning Parts, que além de tudo isto oferece promoções exclusivas com condições de pagamento imbatíveis.

Fonte: Dunloppneus.com.br


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.