13
set
2014

Por Que Motorista Precisa de Descanso para Dirigir?

Descanso para dirigir é um direito do motorista profissional, além de ser dever ao condutor que almeja seguir a legislação de trânsito. O sono repentino coloca em risco da vida de todas as pessoas que compartilham a pista, fique atento!

Como se sabe, o carro vira verdadeira arma quando se encontra nas mãos de motoristas sem condições físicas ou mentais para trafegar. Especialistas convergem pensamentos ao dizer que condutores precisam de descanso para dirigir.

Questão de Lei: Descanso para Dirigir

De acordo com a FETCESP (Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo), o surgimento da Lei 12.619/2012 foi verdadeira conquista aos profissionais que trabalham como motoristas.

A Lei diz ser necessário existir descanso às refeições, indispensáveis para nutrir e deixar o corpo preparado para enfrentar trânsito com maior disposição. Outro ponto aos profissionais – é proibido trabalho de 4h seguidas sem no mínimo 30 minutos de descanso.

O descanso para dirigir pode ser adiado por 1 hora adicional, isto apenas nos casos em que faltam locais com estrutura preparada e segura.

Regra fundamental: Necessário existir no mínimo 11 horas de repouso no descanso entre longas viagens. Patrões que desrespeitam tais regras correm risco de sofrerem multas após fiscalização por parte dos agentes do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), junto com a PF (Polícia Federal).

Mínimo Deslize: Descanso para Dirigir

Como se sabe, na vida por vezes não existe a chance de recomeçar, ou refazer algo que já aconteceu. Impossível mudar o passado e no trânsito não é diferente.

Depois que ocorrem acidentes graves por causa do sono, de modo provável motoristas devem se arrepender de não terem descansado a evitar o pior.

Por este motivo, quando você sentir que as condições mentais e físicas estão baixas existe o dever de descansar, ou seguir ao destino com transporte público, no mínimo.

Questões Psicológicas: Descanso para Dirigir

Há pessoas que dizem dirigir de forma perfeita no momento em que se encontram cansadas. Porém, este é um grande mito. Quando não descansa, o corpo humano tem prejuízos nos reflexos e na agilidade do pensamento. Apenas o ato de ignorar uma placa pode trazer grandes prejuízos ao trânsito.

Olhos Fechados: Motoristas demandam descanso para dirigir. Ao estar no comando do volante e perceber que os olhos começam a fechar, é melhor procurar local seguro para estacionar e descansar um pouco, antes de seguir viagem.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)

Fonte: Planalto.gov.br


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.