12
jan
2015

Lei do Extintor para Carros é Boa ou Ruim?

Lei do Extintor para Carros

A lei do extintor para carros, que obriga aos automóveis no Brasil terem no mínimo um extintor com carga de pó ABC na parte interna, traz grande discussão à opinião pública.

De um lado os defensores do acessório que supostamente aumenta a segurança. Do outro, grande parte da população, indignada por seguir uma regra que países industrializados aboliram há anos. Afinal, lei do extintor para carros é boa ou ruim? Confira isto e muito mais a seguir.

extintor-de-incendio-para-carros

Lei do Extintor para Carro Suspensa

Ao invés de reservar dinheiro para comprar acessórios de carros úteis, o motorista brasileiro precisa gastar dinheiro com extintor de incêndio à segurança, que, para falar a verdade, não funciona como deveria em parte dos casos.

Estados Unidos, países europeus, enfim, há diversas regiões que aboliram a lei do extintor para carros. Porém, no Brasil esta regra ainda permanece, apesar da grande crítica contra a medida política impopular.

Talvez por este motivo, em janeiro de 2015 o governo suspendeu a lei, até o começo de maio. Mas, é revelado de modo público apenas que foi adiada aos brasileiros terem maior tempo de se adaptarem às mudanças.

Apesar dos países grandes fabricantes de automóveis desobrigarem ao uso (Suécia, China, Alemanha e Estados Unidos), a lei do extintor para carros como obrigatória no Brasil, que tem 40 anos (está quase caduca!), deve permanecer ativa, conforme representantes do trânsito brasileiro.

Preço do Extintor de Incêndio

extintor-de-incendio-para-carros

Extintor e suporte custam em torno de R$ 200. Com este dinheiro seria possível comprar um dos diversos acessórios úteis aos motoristas, tais como: Câmera-ré, volante esportivo, frisos, aplique, estepe, sensores, entre outros tantos exemplos.

Na verdade até capa de chave é mais importante do que extintor de incêndio, de acordo com certos condutores. Isto porque quando acontecem danos nas chaves, e não há cópias, se gasta valores altos para arrumar ou comprar outra unidade.

O extintor com carga de pó ABC dura 5 anos e não pode ser recarregado.

Chance do Carro Pegar Fogo

Especialistas indicam que carros sem injeção eletrônica têm maiores chances de pegarem fogo. Neste sentido, veículos novos trazem mais segurança aos motoristas contra o risco de incêndios.

A troca do carburador por injeção trouxe vantagens não apenas aos dispositivos de arranque como também à segurança do motorista, de modo garantido, ao contrário dos pequenos extintores de incêndio, ineficazes contra grandes chamas.

Carros com injeção eletrônica possuem dispositivos que impedem a explosão depois de capotamentos.

Problemas em Manusear

Lei do extintor para carros traz problema não apenas com falta de eficiência no acessório em si. INMETRO, Corpo de Bombeiros e outros especialistas dizem que se os motoristas não recebem nenhum tipo de treino para manusear o extintor a lei deixa de funcionar direito.

Quem usa o acessório sem saber manusear direito perde grande parte do poder de ação contra as chamas.

De forma provável, o governo não acrescentou a norma de treino aos motoristas manusearem extintores por causa da baixa popularidade que já existe apenas com a obrigação de ter uma unidade no automóvel.

Lei do Extintor para Carros: Polêmica no Vídeo!

extintor-de-incendio-para-carros

A lei do extintor para carros virou piada na internet. Isto aconteceu em apresentação ao vivo, no telejornal “Bom Dia Goiás”, da Rede Globo. Uma repórter narra dois bombeiros que usam o acessório para apagar um veículo em chamas, na simulação de como proceder caso qualquer automóvel pegue fogo.

Porém, o inesperado acontece! Os bombeiros usam dois extintores, destes obrigatórios, e nada do fogo abaixar. Ao contrário, às vezes a grande chama até cresce, gerando frustração nos oficiais.

Neste momento um dos profissionais alerta: “Em caso de falha do extintor chame o Corpo de Bombeiros urgentemente”. Ou seja, este acessório, além de não funcionar, pode até atrasar os serviços profissionais a apagar o fogo e evitar uma explosão perigosa.

Confira o vídeo no link:

https://www.youtube.com/watch?v=KNLPr0hHpKc

Lados Positivos da Lei do Extintor para Carros

Até agora foram levantados aspectos negativos da lei do extintor para carros. Agora chegou o momento de demonstrar pontos positivos:

  • Apesar dos grandes países fabricantes de carros não exigirem a lei do extintor, existem outras nações que acham importante este dispositivo no código de trânsito. Alguns exemplos: Romênia, Polônia, Bulgária, Bélgica e Brasil.
  • Na Inglaterra não é preciso utilizar extintor nos carros particulares. Por outro lado, táxis, metrô, trem, ônibus e outros transportes públicos devem portar o acessório para apagar incêndios.
  • Conselho Nacional de Trânsito acredita que a medida é indispensável à segurança.
  • O extintor ABC dura por 5 anos, ou seja, tempo além do que os modelos antigos.
  • Ao considerar que a segurança aos motoristas no Brasil é precária se pode dizer que todas as medidas para defender a vida trazem vantagens.

Lei do Extintor é Boa ou Ruim?

No artigo foram levantados aspectos positivos e negativos sobre a lei do extintor para carros. Agora cabe a você, estimado leitor, escolher se é contra ou favorável. Diga sua opinião nos comentários abaixo. Não esqueça de visitar o site da Tuning Parts – compre ou conheça novidades em acessórios automotivos!


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Alfredo badareny disse:

    Eu acho que devemos acabar com esta lei pois so favorece os aproveitadores que quer ganhar dinheiro

  • Jairo Magalhães disse:

    A corrupção permanece assolando o país. Por que a PF não investiga também essa questão? A estupidez dessa lei vai além da minha compreensão, quando países de primeiro mundo há muito desobrigam-na. O(s) legislador(es) que conceberam essa excrescência deveriam ser processados como autênticos criminosos ao induzirem o simples mortal a combater um incêndio num automóvel. O mais sensato e inteligente e sair de um carro em chamas e afastar-se o mais rápido possível. Infelizmente, o brasileiro é manso demais.