1
abr
2015

Gol quadrado: Os reis do tuning (GTI e CI). Características gerais detalhadas e acessórios

Quem pensa o Gol quadrado como veículo barato no mercado percebe que está errado ao pesquisar os preços do Gol quadrado 2.0 GTI 1994! Há modelos com todas as peças originais, custando valor além de R$ 60 mil. Tal quadro contraria aquele estereotipo deste veículo Volks, de ser carro barato e ter alto custo-benefício.

gol-quadrado

Vinho e vermelho são as duas cores tradicionais do Gol quadrado 2.0 GTI 1994. O veículo não saía de fábrica com direção hidráulica, mas nos dias de hoje é fácil encontrar usados à venda que possuem volante hidráulico. Transmissão manual para 5 marchas. Presente no mercado sul-americano em etanol ou gasolina. Destaque ao limpador traseiro!

Na parte interior cabe ao destaque para o singular painel da Volks, com três mostradores que trazem contagens em sistemas analógicos e digitais, combinação moderna à época ao considerar modelos concorrentes no mercado, caso do Fiat Tipo 2.0, por exemplo.

A segurança do Gol quadrado 2.0 GTI 1994 fica ressaltada por causa das travas elétricas!

Outro destaque! Ar-condicionado de série! Porém, especialistas contraindicam acionar este recurso, de modo principal quando o Gol quadrado 2.0 GTI 1994 está em alta velocidade, visto que aumenta consumo de gasolina consideravelmente.

Bancos são compostos por materiais simples e resistentes, além de leves, ideais para veículos cujo objetivo é efetividade no desempenho do motor, conforme indica grande parte dos especialistas.

Apenas 2 portas. A Volks não implantou 4 portas no Gol quadrado 2.0 GTI 1994, como no Santana (Sedan), por exemplo. Isto em consequência do aspecto esportivo da linha Gol quadrado, feita para motoristas que apreciam velocidade e economia.

Interessante notar que de lá para cá, com a mudança da geração quadrada à redonda, o Gol mudou seu aspecto de modelo esportivo e popular à unidade automotiva comum, com motor mais sustentável (ao considerar os danos para o meio ambiente) e de menos potência.

Estas mudanças ocorreram por causa de duas exigências por parte da sociedade brasileira: Maior segurança e menor envio de gases nocivos à atmosfera, capazes de acelerar o aquecimento global.

Como se sabe, Gol quadrado 2.0 GTI 1994 está na lista do último dos quadrados por parte da Volkswagen. No mesmo ano foi lançada a primeira geração Gol bolinha, revolucionando o mercado de automotivos populares em terras nacionais.

Contudo, com a vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA USA 1994, consumidores ganharam prazo estendido de 1 ano no Gol quadrado 2.0 GTI.

Gol quadrado CI 2.0 1989

Sem dúvidas o grande veículo cobiçado dos anos de 1980. Mercado aguardou com ansiedade seu lançamento, em principal por causa do Gol quadrado GTI, lançado no ano de 1988, primeiro veículo com injeção eletrônica do país.

Muitos críticos duvidaram sobre a capacidade da Volks em fazer algo melhor do que o GTI. Mas de fato aconteceu! Em 1989 surgiu o Gol quadrado CI, com motor 2.0, um grande destaque no mercado sob a ótica da velocidade, concorrente direto da Ford (Escort).

gol-quadrado

Imprensa automotiva enfocou com destaque a motorização 2.0 do Gol quadrado CI, disponível inclusive ao uso de etanol. Sem dúvidas o combustível brasileiro se consagrou no mercado com este projeto, após fomentar consumo desde a primeira geração do gol quadrado.

Vale ressaltar que nos dias de hoje este consiste em veículo com valor alto no mercado. Gol quadrado CI, que tem peças originais e conservadas, não custa menos de R$ 15 mil.

Tanque em quatro saídas e bomba de combustível, com a qualidade Volks, dois aspectos elementares ao Gol CI ter alto poder na aceleração. Em consequência deste casamento, gasolina ou álcool pode ser aquecida de modo mais rápido, com maior capacidade inclusive do que o GTI.

Os bancos originais da linha VW formam o charme que apenas alemães conseguem empregar nos modelos automotivos. Tipo de design que virou referência aos modelos de carros populares do começo dos anos de 1990. Resistentes e ao mesmo tempo leves, ideais para veículos esportivos, cujo excesso de peso prejudica no aceleramento.

De olhos na compra

Necessário agir com máxima prudência ao comprar o Gol quadrado CI 1989 nos dias de hoje. Como se trata de veículo com 25 anos de uso no mínimo, pode ter estrutura de motorização modificada – prejuízo no custo-benefício, visto que todo o motor adaptável acarreta chances de gerar problemas que prejudicam no desempenho máximo da velocidade.

Suspensão também consiste em outro elemento que requer cuidado à compra do Gol quadrado GI. Como se trata de veículo pequeno com alto poder de velocidade, novas peças prejudicam o poder aerodinâmico, causando danos na estabilidade inclusive ao desempenhar curvas.

Cuidado ao comprar Gol quadrado GI aspirado. Tenha em mente de que tal procedimento apenas pode ser feito de modo regularizado, assim como qualquer modificação suscetível às mudanças no documento do veículo. Modificações destas requer autorização (DETRAN), ao contrário os veículos são confiscados em caso de batidas policiais.

Comprar acessórios gol quadrado online

Adquira acessórios para gol quadrado GTI, GI ou de outros modelos (deste lendário carro ainda presente de modo significativo nas ruas e estradas brasileiras) na Tuning Parts, o seu e-commerce confiável de equipamentos para carros. No Facebook você também pode encontrar informações sobre acessórios Gol quadrado.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.