3
mar
2016

Entenda a potência do som automotivo

Entender a potência do som automotivo e colocar tudo em prática é o segredo para ter sempre uma sonorização ideal, com um áudio repleto de detalhes perfeitos e imperceptíveis nos players convencionais. Neste artigo conheça dicas capazes de ajudar qualquer pessoa em melhorar a potência do som automotivo.

Potência do som automotivo e alto falantes

No universo da potência do som automotivo os alto falantes têm funções distintas, que se adequam à expectativa sonora dos usuários em agudos, graves, etc. Atualmente há inclusive determinadas peças que possuem 2 ou mais alto-falantes, como o coaxial.

Coaxial é uma estrutura perfeita para quem deseja equilíbrio sonoro nas músicas que tocam nos sons dos carros. No coaxial existem falantes para agudos ou graves, ou seja, tweeter (potência entre 2 a 20 Hz) e woofer (potência até 100Hz).

tweeter

woofer

Os melhores coaxiais em uso por profissionais têm bordas de borracha que servem para assegurar a qualidade sonora, e, ao mesmo tempo, promover longo prazo de validade. Um coaxial pode ter tamanho entre 3’’ e 15’’.

Nos termos de potência em som automotivo e estruturas para falantes se destaca a presença de Triaxiais (3 falantes na peça) ou Quadriaixiais (4 falantes na peça). Com tamanho espaço os usuários podem usufruir de unidades agudas, médias e graves capazes de promover uma verdadeira sinfonia no automotivo.

potência-do-som-automotivo

Triaxiais ou Quadriaixiais são opções que possuem menos custos e mais benefícios do que realizar as compras de cada unidade em separado. Nestas estruturas, além de tweeter e woofer, usuários podem implantar super tweeter e superagudos capazes de aguentar bastante KHz.

As cornetas também são elementos importantes para qualificar a potência do som automotivo, seja nas frequências agudas ou médias. No varejo, você pode encontrar este tipo de produto composto por metal ou plástico.

Woofers e Subwoofers possuem o objetivo de reproduzir sonorização inferior a 100Hz e 120Hz, respectivamente. Há unidades que podem chegar a 21’’, embora também existem modelos menores de 8’’.

woofer

Subwoofers e Woofers trabalham com qualidade, mas exigem bastante energia para trabalhar sem problemas, algo entre 100W e 1500W RMS, conforme os modelos.

Não se pode ignorar ainda a importância de MidBass e MidRange. A primeira opção reproduz frequências médias e graves, valores entre 5Hz e 100Hz, já à segunda opção acontece um trabalho nas reproduções entre 5Hz e 200Hz, uma média de frequência que consegue reproduzir quase todos os tipos de instrumentos musicais.

Potência RMS

Potência RMS consiste na capacidade do falante em suportar frequências sonoras. Quanto maior o nível de potência mais você vai precisa de um amplificador para obter alta qualidade na sonorização com menos gastos de energia.

Amplificadores para automotivos são acessórios perfeitos para ampliar a sonorização sem você ter que realizar instalações complexas, que requer alto custo de tempo ou dinheiro. Basta colocar o aparelho em uma parte do carro, conectar os cabos nos tocadores e usufruir dos benefícios.

Sem dúvidas usar amplificador é uma forma de otimizar a qualidade do som sem fazer nenhuma espécie de adaptação complexa, que requer tempo e dinheiro.

amplificador

Após analisar a grande quantidade de falantes neste artigo você pode se perguntar: Qual tipo usar para atender as necessidades domésticas ou automotiva? Uma indicação muito comentada nos melhores fóruns de notícias do assunto diz que amplificador e subwoofer é a combinação que funciona bem e não custa caro.

Com amplificador e woofer você pode notar a qualidade das músicas nos mínimos detalhes, de modo potente. Mas, tome cuidado e compre um amplificador que tem potência menor ou igual ao alto-falante, do contrário podem surgir ruídos desagradáveis, além dos riscos de queima das bobinas dos falantes.

Cabos, fontes e mega capacitores

cabos-som-automotivo

Além da escolha certa em alto falantes e amplificadores, para ter uma perfeita potência do som automotivo é preciso usar sempre cabos em ótima qualidade no sentido de evitar qualquer ruído. Não adianta ter o melhor tocador com as caixas de som mais modernas quando os cabos estão em péssimas condições de uso.

potência-do-som-automotivo-fontes

A potência do som automotivo precisa ficar assegurada, e, para isto nada melhor do que investir em uma fonte automotiva, que ocupa pouco espaço no carro e consegue se adaptar aos mais diferentes players.

Não se pode esquecer ainda da importância dos mega capacitores para a potência do som automotivo, escolhas perfeitas no sentido de fidelizar a reprodução de áudio. Com estes pequenos aparelhos você evita que os grandes picos elétricos realizem um consumo massivo de energia.

mega-capacitor

Comprar acessórios para a potência do som automotivo

Na Tuning Parts você pode comprar players ou acessórios para melhorar a potência no som automotivo. Não perca tempo, acesse este link e conheça a diversidade de produtos na loja de acessórios e equipamentos automotivos mais completa do Brasil. Visite também nossas páginas nas populares redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.