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out
2014

Riscos de Pneus Vencidos: 5 Principais

Assim como qualquer outra estrutura do veículo, pneus possuem prazo de validade, que quando não cumprido acarreta problemas sérios aos motoristas, entre os principais: Alto consumo de combustível, esforço excessivo da suspensão ou de outros componentes, falta de equilíbrio, menor qualidade no desempenho nas curvas e afins. Conheça os principais riscos de pneus vencidos.

1# Estouro: Riscos de Pneus Vencidos

Especialistas indicam que pneus dos dias de hoje duram entre 5 e 10 anos, o que varia de acordo com: Costume da acelerada do condutor, quantidade de peso que o veículo carrega em média, cuidados à calibragem, balanceamento, entre outros exemplos.

De qualquer maneira, trafegar com pneus vencidos aumenta as chances de ocorrer estouro por causa da pouca flexibilidade ou do ressecamento na borracha.

2# Perigos de Derrapagem: Riscos de Pneus Vencidos

O prazo de validade precisa ser respeitado, mas se a profundidade da borda do pneu for menor de 1,6 mm ao solo, se faz preciso providenciar troca imediata, conforme indica a Legislação de Trânsito. Do contrário o carro pode receber multa e ser rebocado até ocorrer a troca. Quando se encontram abaixo do limite instituído por lei, os pneus aumentam a tendência de derrapar, inclusive em pistas secas.

3# Aumento no Consumo de Combustível

Assim como pneus sem ar, àqueles fora do prazo de validade geram maior consumo de combustível. Como a borracha fica desqualificada ao tráfego com desempenho, o motor precisa fazer maior força durante as aceleradas, resultando no aumento de gasto no gás além da média natural do veículo.

4# Riscos dos Pneus Vencidos nas Curvas

Motoristas que trafegam com pneus vencidos precisam de máximo cuidado ao realizar curvas. Se o ato de acelerar na virada não está indicado normalmente, pisar no acelerador em pneu com condições precárias é menos aconselhável. Com a estrutura precária crescem as chances da derrapagem.

5# Perda no Poder de Frenagem

Outro dos riscos de pneus vencidos está na queda do poder de frenagem. Ou seja, ao pisar no freio o veículo vai demorar maior tempo a parar por completo e com segurança.

Importante notar que em pistas molhadas o perigo aumenta de forma considerável ao usar pneus fora do prazo de validade, conforme indica a ANIP (Associação Nacional de Pneumáticos).

Ao perceber que os pneus começam a ficar fora da validade é necessário providenciar troca imediata, seguindo a lei de forma correta. Conheça opções interessantes de e-commerce especialista neste tipo de acessório para diferentes aros (clique aqui).

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)

Fonte: Bridgestone.com.br


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  • Marcio Amaro disse:

    Comprei 3 pneus NOVOS em 30/11/2015 da marca Continental em uma concessionaria CHEVROLET um fabricado em 48/2011 (Tempo de uso 1 ano), outro em 40/2012 (Tempo de uso 2 anos) e em 2015 (tempo de uso 5 anos) os mesmos foram instalados com a informação da data de fabricação para a interna do veiculo.
    Dia 27/05/17 quando estava calibrando os pneus percebi que os pneus dianteiros estavam com Arrancamento da Banda de Rodagem – Picotamento, a Continental me enviou um Laudo Técnico e a mesma me informou que os danos do meu pneu foram causados por uso em terrenos não pavimentados, com pedras ou materiais cortantes, princialmente na presença de umidade e alta pressão de inflação. PRODUTO NÃO APRESENTA FALHAS DE FABRICAÇÃO E/OU MÃO DE OBRA.
    Resumindo como eu não transito em estradas não pavimentadas e resido na região central na área urbana de Luziânia-GO, claramente percebe-se que esse Laudo da Continental é sem nenhuma base ou realidade dos fatos.
    Fica aqui o meu descontentamento com a CHEVROLET e com a CONTINENTAL.