26
nov
2014

Qual a Diferença Entre Alinhamento e Balanceamento?

Embora consideradas práticas indispensáveis aos veículos, existem proprietários que não apenas deixam de alinhar e balancear como também sequer imaginam qual o significado destes termos. Neste artigo conheça a diferença entre alinhamento e balanceamento.

Quando Alinhar? Diferença Entre Alinhamento e Balanceamento

diferença-entre-alinhamento-e-balanceamento

Ao alinhar os veículos acontece o ajuste perfeito dos ângulos das rodas, que conseguem girar de modo perpendicular ao solo, paralelamente, evitando desnível entre ambos os lados do veículo.

De modo prático alinhar os veículos faz parte das manutenções preventivas indispensáveis para qualquer proprietário.

Quando este serviço é feito de modo correto acontece aumento da vida útil do pneu, que por sua vez tem maior atrito com o solo e exige menos esforço dos motores, gerando maior economia de combustível, além de oferecer mais segurança por encerrar de vez os problemas de deslocamentos.

Quem possui veículos por longos anos já deve ter tido problemas semelhantes: Ao trafegar em estradas rápidas ou vias lentas perceber que o carro se desloca um pouco à direta ou esquerda, quando na verdade deveria permanecer reto.

O veículo pode se deslocar para a direta ou esquerda ao motorista liberar as mãos dos volantes por apenas alguns segundos. Nos primeiros momentos em que ocorrerem estes problemas os condutores devem seguir ao alinhamento.

Existem diversas explicações sobre a causa dos veículos perderem alinhamento. Por exemplo, pode ocorrer problemas por causa do constante atrito dos pneus com as calçadas. Ou seja, motoristas que não estacionam próximos à guia possuem menos chances de terem carros desalinhados.

Buracos nas pistas também são prejudicais ao alinhamento dos veículos, ou seja, trafegar nas ruas brasileiras, conhecidas por causa da precariedade, já representa um ato que requer constante alinhamento.

Os motoristas que dirigem de modo perfeito no Brasil precisam alinhar de maneira constante por causa da baixa qualidade nas pistas.

Outro ponto a considerar, agora em termos financeiros, está nos gastos de pneus, que diminuem quando o veículo está alinhado. Isto porque após o alinhamento perfeito os pneus podem rodar com perfeição, sem comprometer desempenho dos carros.

O alinhamento deve ser feito em todos os momentos de revisões periódicas, conforme descrito no manual dos proprietários, regras estipuladas de acordo com os fabricantes.

Este tipo de procedimento também precisa ocorrer às vezes em que o carro sofre impactos, como após colisões leves com veículos, guias, pedras, entre outros obstáculos frequentes do trânsito.

Ao trocar qualquer componente da direção ou suspensão é necessário alinhar, ou quando notar comportamentos não comuns dos veículos, como a dificuldade para controlar o carro nas curvas rápidas, por exemplo.

Modificações nos pneus também representam motivos ao alinhamento! Interessante notar que os pneus servem como grandes índices para demonstrar a necessidade de fazer ou não este serviço, ou seja, quando se encontram com desgastes irregulares é preciso alinhar.

Atenção! Ao substituir os pneus sempre realize alinhamento!

Existem leitores que podem se perguntar: Demora para fazer alinhamento? O tempo exato é difícil de apontar, em principal porque os serviços variam, mas se pode dizer que gira em média 30 minutos.

Apesar de tarefa simples, alinhamento precisa ser feito por especialistas que usam conhecimentos e ferramentas ideais para realizar o serviço perfeito.

Quando Balancear? Diferença Entre Alinhamento e Balanceamento

diferença-entre-alinhamento-e-balanceamento

De modo semelhante ao alinhamento, o balanceamento tem suma importância, em principal se considerar as consequências negativas aos veículos por causa dos atrasos neste tipo de serviço, tais como as vibrações no assoalho, nos assentos, painel de instrumentos, entre outras partes do veículo.

Se o alinhamento serve para equilibrar os ângulos das rodas, no balanceamento o serviço objetiva encerrar com as vibrações nos veículos, que podem ocorrer a partir do momento em que atingem certas velocidades específicas

Uma clara diferença entre alinhamento e balanceamento em termos de indícios é que se faz necessário balancear ao perceber que o volante vibra quando o veículo está em alta ou baixa velocidade.

Alinhamento de veículos é necessário não apenas quando vibra o volante como também outras partes específicas da suspensão.

Se o motivo do temor não ser identificado a tempo é aconselhado sempre alinhar.

Não adianta apenas investir nos melhores bancos ou carros espaçosos para transmitir o máximo de conforto aos passageiros. Taxistas de luxo, ou outros motoristas profissionais que trabalham ao setor executivo, sabem da importância do balanceamento para todos no veículo ficarem confortáveis na viagem.

Antes de viajar com a família aos grandes trajetos o segredo para não existir incômodo é balancear e alinhar. Conheça maiores informações sobre este assunto ao clicar aqui e acessar o artigo: Como Revisar o Carro às Viagens?

Seja alinhar ou balancear, mesmo quando não existem indícios, é preciso providenciar os serviços em cada 10 mil quilômetros rodados!

Nos dias de hoje existe inclusive o alinhamento e balanceamento 3D! Leia este assunto ao acessar aqui e degustar outro artigo informativo.

Não esqueça de visitar o site da Tuning Parts. Conheça novidades em acessórios automotivos, tais como pneus ou rodas.


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.