19
nov
2014

Fazer Balanceamento nos Pneus: Quando?

Balancear os veículos consiste em função indispensável dos motoristas. Do contrário surgem prejuízos que custam caro e prejudicam a dirigibilidade. Existem diversas pessoas com dúvidas sobre quando fazer balanceamento. Especialistas indicam ser necessário realizar este procedimento em cada 10 mil quilômetros.

Para quem não sabe, balancear consiste no processo que serve para compensar o equilíbrio entre rodas e pneus dos veículos. É importante manter em dia para evitar desgaste da direção, das partes na suspensão e dos pneus.

fazer_balanceamento

Costume da Manutenção: Quando Fazer Balanceamento?

O prazo de quando fazer balanceamento pode variar de acordo com o costume da manutenção, por exemplo, é necessário sempre após a substituição dos pneus, que precisam de equilíbrio ajustado para oferecer qualidade máxima à direção.

Outro ponto que pode mudar o tempo para balancear veículo é quando ocorre conserto dos pneus. Por exemplo, ao ter unidade furada e seguir para a borracharia o proprietário deve ficar atento ao balanceamento, visto que o pneu concertado está com nova pressão e novo diâmetro.

Motoristas experientes sabem que vibrações no volante representam sintomas para fazer balanceamento. Por este motivo, ao perceber grandes tremulações não pense duas vezes para seguir à oficina mecânica especialista em balancear carros.

De modo prático é preciso fazer balanceamento em todos os momentos de trocas de componentes importantes do veículo, tais como partes de suspensão, rolamentos das rodas e até mesmo as pastilhas de freio.

Balanceamento de Pneus: Qual Importância?

Qual a importância de fazer balanceamento de pneus? Sem dúvidas este procedimento evita as temidas trepidações que ocorrem com o tempo de uso do carro.

Motoristas que deixam de fazer balanceamento ficam com direção instável, o que é sempre inseguro. Sem contar com outro desgaste evidente: Gasto irregular dos pneus.

De modo prático existem diversos tipos de indícios capazes de demonstrar quando é necessário fazer balanceamento de pneus. Entre os principais estão as trepidações que ocorrem  quando os carros atingem a média de 60 km/h, mas também podem acontecer em velocidades menores.

Importante destacar que o balanceamento é preciso tanto nos pneus como também nas rodas. Hoje existem inclusive serviços feitos de modo eletrônico, o que ajuda para conseguir obter as medidas corretas e assim balancear de modo perfeito.

Conheça maiores informações do balanceamento eletrônico ao acessar outro dos nossos artigos informativos (clique no link).

Para fazer balanceamento ideal as rodas e os pneus precisam de ótimas condições. Compre estes e outros acessórios na Tuning Parts.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.