30
set
2013

Dicas para Impedir o Roubo do Estepe

Embora o estepe seja um acessório de reserva, que poucos motoristas notam sua presença (eu me incluo), a não ser quando o pneu do carro fura, é quando boa parte dos motoristas descobrem que o estepe foi roubado. E andar sem estepe é considerado multa grave, punido com cinco pontos na carteira e multa.

O estepe está entre os itens mais visados pelos ladrões, os estepes de preferência são aqueles que ficam situados na parte inferior do veículo, segurado por uma bandeja, pouco visto pelo motorista. Este tipo de delito continua crescendo devido à facilidade de revenda, pelo preço relativamente alto e a grande procura pelo produto. E este furto vai continuar crescendo. Por isso, é bom, caso aconteça com você, denunciar para polícia o ocorrido. No decorrer do post iremos dar algumas dicas de como evitar o furto:

1 – Sempre que possível, opte por estacionar em locais seguros e de confiança, como por exemplo, estacionamentos com seguro antirroubo. Caso aconteça uma situação de furto dentro do estacionamento, a lei está ao lado do cliente lesado e o ônus da prova se inverte: caberá à empresa comprovar que o estepe não foi roubado dentro do estacionamento.

 

Estacionamento

 

2 – Deve-se também evitar estacionar em ruas, sobretudo aquelas poucas movimentadas e com iluminação precária. Neste caso, confira se o estepe está no local antes de sair.

3 – Determinados motoristas utilizam correntes com cadeados para impedir os furtos, entretanto só em casos de urgências, pois especialistas não aconselham, devido esses acessórios enferrujarem e danificarem a lataria do veículo.

 

Estepe com corrente e cadeado

 

4 – Hoje em dia, há um mecanismo de trava de segurança, que substitui um dos parafusos do estepe, e para abrir necessita de uma chave especial para retirar o estepe, tal acessório dificulta a ação dos bandidos. Segundo especialistas é uma das alternativas mais eficazes. Atualmente alguns veículos estão saindo de fábrica com esse mecanismo, mas caso você não tenha o acessório, é possível comprar em lojas, e instalar em oficinas especializadas.

 

Trava de Segurança do Estepe

 

5 – Uma novidade no mercado, é o alarme para estepe. O alarme não evita o roubo, porém inibe a ação dos bandidos.

Espero ter ajudado, caso queira acrescentar algumas informações ou opinar sobre o assunto, esse espaço foi feito para você.


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.