8
dez
2014

Acessórios de Segurança do Carro: Lista Completa

Acessórios de segurança do carro são indispensáveis para a defesa de quem está no veículo.

Desde quando surgiram os primeiros modelos automotivos, na primeira metade do século XX, até os dias de hoje, a estrutura dos automóveis recebeu verdadeira revolução em matéria de acessórios de segurança do carro.

Apesar dos veículos ficarem com maior poder de tecnologia com o passar do tempo, também aumentaram as chances de acidentes ou roubos. Por estes dois motivos em especial os acessórios de segurança do carro são indispensáveis atualmente.

acessórios-de-segurança-do-carro

Acessórios de Segurança do Carro: Motoristas Profissionais

Acidentes relacionados ao trabalho são principais causas de morte por lesões traumáticas entre os motoristas profissionais dos EUA, responsáveis ​​por cerca de 12 mil óbitos entre 1992 e 2000.

Uma boa parte deste problema poderia ser diminuída se os condutores investissem ao máximo nos acessórios de segurança do carro.

As mortes e lesões por acidentes rodoviários resultam em aumento de custos e perda de produtividade aos empregados, além do gasto no sofrimento humano, incomensurável.

Caminhoneiros têm taxas de mortalidade mais elevadas do que trabalhadores em outras ocupações, mas preocupações sobre a segurança dos veículos a motor no local de trabalho não se limitam aos operadores de grandes caminhões.

Empregadores e Acessórios de Segurança do Carro

Ocorrem acidentes rotineiros aos motoristas de carros de empresas que promovem entregas, vendas e chamadas de reparação, visitas aos clientes, etc. Nesses casos, o empregador deve investir ao máximo nos acessórios de segurança do carro.

Empregadores que não se preocupam com este aspecto colocam em risco a integridade física dos funcionários.

Jovens Condutores Trabalhadores

Assim como ocorre na condução não profissional, os condutores jovens estão em risco especial. No local de trabalho, 45% de todas as lesões fatais aos trabalhadores menores de 18 anos, entre 1992 e 2000, nos Estados Unidos, foram resultados de incidentes de transporte que poderiam ser evitados se os acessórios de segurança do carro estivessem em dia.

Segurança Ativa e Passiva de Carros

Os termos “ativos” e “passivos” são simples, mas importantes no mundo da segurança automotiva.

“Segurança ativa” é utilizada para se referir à tecnologia auxiliar na prevenção de um acidente, como estar com as lanternas do carro em dia para dirigir sem problemas de noite, por exemplo.

“Segurança passiva” de componentes do veículo (principalmente airbags, cintos de segurança e carroceria) ajudam a proteger os ocupantes durante uma colisão.

Faróis, refletores, luzes, sinais, espelhos, freios, direção e suspensão são itens do carro que servem para promover segurança. Estes componentes exigem manutenção constante para manter sempre em alta o poder de defesa dos automóveis.

Acessórios Assistentes dos Motoristas

acessórios-de-segurança-do-carro

Há subconjunto de acessórios de segurança do carro à prevenção de acidentes que fornece assistência aos condutores, ajudando ao motorista detectar obstáculos e controlar o veículo com melhor qualidade. Alguns exemplos são:

  • Sistema de travagem automática para prevenir ou reduzir a gravidade da colisão;
  • Sistema de visão noturna infravermelha para enxergar além dos faróis;
  • Faróis adaptativos para controlar a direção e amplitude dos feixes de luz, iluminando o caminho do motorista nas curvas, diminuindo os riscos de cegueira parcial;
  • Câmera de segurança;
  • Câmera-ré;
  • Controle adaptativo que mantém distância segura do veículo da frente;
  • Sistemas de aviso de saída da faixa para alertar o condutor de um desvio não intencional na pista;
  • Sistemas de controle que restauram a tração;
  • Sistema eletrônico de estabilidade, que intervém para evitar perdas de controle;
  • Sistema de estacionamento automatizado, que trabalha com detecção de obstáculos a notificar um motorista quanto perto seu veículo está do objeto – geralmente fornecendo medida de distância por polegada.

Lista de Itens de Segurança do Carro Mais Populares

acessórios-de-segurança-do-carro

  • Airbags: Inflam para amortecer impacto dos ocupantes em várias partes do interior automotivo. É o mais importante item à prevenção do dano direto na cabeça dos condutores com o volante e (ou) a coluna da porta.
  • Apoio de Cabeça: Situado em cima do banco. Consegue diminuir os danos graves em até 30%. Desde a década de 1960 é item obrigatório nos Estados Unidos.
  • Célula de Segurança: O compartimento de passageiros é reforçado com materiais de alta resistência, em locais sujeitos às chances elevadas de acidente, ao fim de manter maior estimativa de sobrevivência aos ocupantes do veículo.
  • Cintos de Segurança: Limitam o movimento à frente de um ocupante para absorver energia, reduzindo a carga sobre os corpos dos passageiros. Tais itens impedem ocupantes de serem ejetados do veículo, garantindo a posição correta ao funcionamento dos airbags.
  • Para-brisas: Permanecem inteiros em caso de colisão, impedindo a penetração nas cabeças dos ocupantes sem cinto e mantendo uma transparência mínima, mas suficiente ao controle do carro imediatamente após o acidente. Janelas laterais e traseiras temperadas quebram em grânulos com bordas afiadas minimamente, ao invés de fragmentos irregulares, comuns nos outros tipos convencionais de vidro.
  • Zonas de Deformação: Absorvem e dissipam a força da colisão, deslocando para longe do compartimento dos passageiros para reduzir o impacto. Veículos incluem zonas em partes dianteira, traseira e às vezes nas laterais, como no sistema Volvo SIPS, por exemplo.
  • Feixes de proteção contra impactos laterais ajudam em manter a qualidade nas zonas de deformação.
  • Sistema de direção com colunas dobráveis junto ao volante e airbag. É montado atrás do eixo dianteiro, diminuindo o risco e a gravidade do impacto ao motorista.
  • Tecnologias avançadas, como Collision Automatic, realizam chamadas para serviços de emergência e enviam informações sobre colisões do veículo.

Segurança de Pedestres

Acessórios de segurança do carro são importantes também aos pedestres. De fato, automóveis trazem maior perigo aos transeuntes do que para condutores e passageiros.

Dois terços das 1,3 milhões de mortes anuais relacionadas aos automóveis nos Estados Unidos ocorrem com pedestres. Desde o início dos anos de 1970 aumenta a atenção dos fabricantes quanto ao design do veículo em relação à segurança nas colisões contra pessoas na pista.

Luzes em Dia

acessórios-de-segurança-do-carro

Os veículos são equipados com variedades de luzes e refletores para marcar presença, posição, largura, comprimento e direção, bem como a transmitir intenções e ações do motorista aos outros condutores.

Estas incluem: Faróis do veículo (frente e trás), luzes laterais, refletores, piscas, freios e lâmpadas. Ônibus escolares e caminhões semirreboques na América do Norte são obrigados a terem tiras refletoras para demarcar a presença na pista nos ambientes noturnos.

Luzes de circulação diurna foram exigidas em países nórdicos desde meados da década de 1970, assim como no Canadá (1990) e toda a União Europeia a partir de 2011. Ao contrário do Brasil, em tais regiões há épocas do ano nas quais a noite dura mais que o dia.

Cor do Veículo

Estudos indicam que carros cor-de-rosa estão envolvidos em menos acidentes do que os negros. Na região de Auckland, Nova Zelândia, uma pesquisa constatou taxa significativamente menor de lesões graves em veículos com cor prata se comparar às outras tonalidades, tais como marrom, preto e verde.

Estudo de Monash

Um estudo do Centro de Investigação de Acidentes da Universidade Monash (MUARC), publicado em 2007, analisou 855.258 acidentes ocorridos entre 1987 e 2004 nos estados australianos de Victoria e Austrália Ocidental, que resultaram em ferimentos e (ou) reboque.

Cientistas analisaram o risco conforme a condição de luz. Durante o dia os carros negros eram 12% mais propensos do que brancos a serem envolvidos em acidentes, seguidos de cinzentos (11%), pratas (10%), vermelhos e azuis (7%).

Ao amanhecer ou anoitecer a relação dos riscos aos carros pretos salta para 47% mais propensa do que nos brancos.

Compre acessórios de segurança do carro na Tuning Parts.

 


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.