12
fev
2015

Tabela Fipe – O que é e como funciona

Tabela fipe consiste no principal índice de preços médios de veículos, desde usados até novos. Para saber se seu carro muda o valor no mercado a tabela fipe é principal fonte de informação. Antes de negociar se faz necessário realizar a análise nesta fonte para não pagar ou vender por precificação desproporcional.

tabela-fipe

A tabela fipe, embora seja importante no mercado, serve apenas como parâmetro para negociações. Ou seja, não existe nenhum tipo de obrigação em seguir preços deste índice, em principal se vendedores ou compradores não concordam com os valores.

Antes de comprar carro usado é necessário sempre dar uma olhada na tabela fipe – saiba maiores informações neste link. Existem diversos aspectos que podem modificar os valores presentes na tabela fipe, com destaque para quatro pontos:

  • Cor
  • Estado de conservação
  • Região
  • Acessórios
  • Ano do veículo

Tabela fipe – ano e valores

Em termos práticos, quanto mais velho o veículo, maiores as chances do mesmo diminuir a precificação na fipe tabela. Porém, esta não representa uma regra sem exceção.

Por exemplo, carros com placa preta (de colecionador) quando se encontram em estado perfeito de conservação podem valer mais do que um automotivo zero quilômetro. Leia maiores informações de automóveis colecionáveis aqui!

Na tabela fipe carros há apenas automóveis para uso pessoal, ou seja, táxi, ambulância, viaturas policiais ou qualquer transporte profissional não é considerado na listagem dos preços nesta fonte de precificação. Detalhe – dentro da tabela fipe apenas existem análises com valores demonstrados em reais (R$).

Como fazer o carro valer mais na tabela fipe?

tabela-fipe

Cor: Veículos brancos possuem menos valorização na tabela fipe. Isto porque consumidores sempre suspeitam de que o carro com esta colorização foi táxi no passado. Logo, ao pintar de outra tonalidade as chances de aumentar o preço no mercado são altas.

Estado de conservação: Não é necessário ser um gênio para compreender que o carro sem conservação jamais pode conseguir se sobrepor à média no preço da tabela fipe. Quem deseja revender o veículo precisa zelar por seu patrimônio hoje para não sofrer prejuízo amanhã.

Região: Na tabela fipe carros, a localidade do automóvel corresponde de modo direto à valorização. Em São Paulo os valores são maiores do que nas cidades periféricas do estado paulista. Ou seja, quem resolve vender na capital após mudar o emplacamento pode lucrar um pouco a mais ao negociar o veículo.

Ano do veículo: Se o automóvel for velho vai valer menos na tabela fipe, a não ser que se trate de um carro tipo colecionável, com placa preta e excelente estado de conservação.

Acessórios: Quanto mais equipamentos adicionais maiores os preços dos carros usados!

Tabela fipe – acessórios e carros usados

tabela-fipe

Quem investe em acessórios automotivos aumenta o preço do carro no mercado de usados, ao ponto da precificação na tabela fipe ficar obsoleta ao comparar à realidade do automóvel. Na prática esta é uma tática antiga. Há tempos os vendedores de automotivos usados investem em equipamentos adicionais para vender veículos por valores altos.

Imagine você como consumidor. Prefere comprar um veículo com spoilers, aerodinâmicos, Sprint Booster, entre outros equipamentos modernos, ou adquirir aquele carro que está pelado? Sem dúvidas a primeira opção é mais atrativa para qualquer tipo de comprador.

Tabela fipe no mercado – região

Como se sabe, a tabela fipe começou sua vida na capital paulista, conhecida como a cidade mais rica do Brasil. Porém, em consequência da importância à base mercadológica de comércios nos outros estados, este índice seguiu para outras zonas metropolitanas.

A tabela fipe cresce na liderança de pesquisas mercadológicas para preços médios do mercado após fazer acordos com prefeituras e centros universitários, isto é, a estatística tem apoio de órgãos de estudos conceituados no mercado.

Fora de São Paulo a tabela fipe possui o nome de “Índice de Preços Regionais!”. Este índice possui importância fundamental no mercado de automotivos ao considerar que com tais dados é possível comparar indicadores da inflação, que variam conforme os diferentes municípios analisados, trazendo maior claridade à comparação entre distintas zonas municipais brasileiras.

Tabela fipe – críticas no caminho

Nem tudo no mundo é unanimidade, inclusive a tabela fipe. Na prática existem diversas críticas relacionadas com este importante índice de mercado. Entre as quais se destacam:

  • Preços que não condizem com a realidade mercadológica (inflação);
  • Ausência da tabela fipe em todas as zonas municipais brasileiras;
  • Alto custo para obter pesquisas detalhadas (renda média do consumidor, índice de custo de vida, entre outros exemplos);
  • Números comparativos que consideram estatísticas federais em crise no mercado (IBGE, MTE, entre outras);
  • Clique neste link e aprenda outras dez dicas sobre como comprar carros usados sem cilada.

Para equipar seu veículo no sentido de aumentar o preço na tabela fipe a grande pedida dos vendedores profissionais é a Tuning Parts – mesmo local indicado aos proprietários que acabaram de comprar o veículo usado e desejam equipamentos de última geração para valorizar a nova aquisição!

Fonte: Fipe.org.br


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.