12
dez
2014

Alarmes de Carros: 26 Curiosidades de A para Z

A história automotiva registra diversas curiosidades sobre alarmes de carros que você não sabia. De certa maneira a revolução deste acessório automotivo está intimamente relacionada com a evolução da tecnologia nos automóveis.

Os alarmes são dispositivos que servem para alertar motoristas dos riscos de roubo. Porém, quando alarmes possuem grande sensibilidade podem acionar o disparo por outros motivos não relacionados com ladrões. Conheças estas e outras curiosidades de alarmes de carros.

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26 Curiosidades Sobre Alarmes de Carros

A # Alarmes de carros são dispositivos eletrônicos instalados no veículo na tentativa de desencorajar o roubo. Funcionam emitindo alto volume de som (geralmente sirene pré-gravada ou advertência verbal), com ou sem luzes, notificando o dono ou as pessoas que se encontram próximas do automóvel.

B # Uma das intrigantes curiosidades sobre alarmes de carros está nos seus primórdios. A versão inicial ao uso a impedir roubo foi inventada por um prisioneiro desconhecido de Denver (Estados Unidos), em 1913. Este modelo era armado de maneira manual, acionado quando alguém tentava ligar o motor.

C # No ano de 1916, ainda nos EUA, um alarme foi inspirado por uma versão com motor de arranque remoto, fornecendo ao proprietário do carro um receptor extra a ser usado no bolso, que tocava se o sistema de ignição fosse adulterado.

D # Outra das curiosidades sobre alarmes de carro está na confusão de algumas pessoas que pensam existir também a função bloqueadora. Em geral os bloqueadores não oferecem qualquer prevenção de roubo, seja de modo sonoro ou visual.

Alarmes de Carros: OEM e Aftermarketing

E # Existem dois tipos de alarmes de carros: OEM e Aftermarketing. Alarme OEM é incorporado no veículo de fábrica. Por outro lado, aftermarket pode ser instalado a qualquer momento, depois que o carro foi construído, por concessionárias, fabricantes de acessórios de automóveis ou o até mesmo proprietários de veículos entusiastas em tecnologia automotiva.

F # Em termos práticos alarmes de carros de fábrica são armados e desarmados via controle remotos com rolling code.

G # Alarmes de carros têm mix de recursos. Há modelos com controle remoto que possuem receptor de rádio adicional, permitindo ao proprietário o controle sem fio, normalmente equipado com variedade de sensores. Nos alarmes modernos há bloqueadores e (ou) detectores de movimento.

H # Quase todos os alarmes OEM são armados e desarmados por entradas remotas. Há veículos nos quais os cilindros-chave na porta dos condutores ou do passageiro da frente ativam interruptores, de modo que uma tecla é usada na porta ao alarme armar ou desarmar.

I # Alguns veículos armam quando a trava de energia é pressionada por causa da porta do motorista aberta. Há sistemas que desarmam nos momentos em que a ignição está ligada.

J # Existem bloqueadores de alarmes OEM usados de modo frequente por bandidos que bloqueiam no momento em que os motoristas pensam terem fechado seus veículos com segurança. Fique sempre atento!

K # Como alarmes OEM, sistemas pós-venda (aftermarketing) são geralmente armados e desarmados via controle remoto. De forma usual não têm como desarmar o cilindro via chave, mas normalmente há interruptor de desativação montado em algum local escondido do carro.

L # Alarmes aftermarket são projetados para serem universais, ou seja, se ajustam em diversos tipos de modelos automotivos.

M # Geralmente alarmes OEM monitoram as portas e os porta-malas. Em alguns veículos isto é feito por meio de pinos, disjuntores de mercúrio ou micros integrados no trinco. Além disto, o alarme vai acionar se a ignição for ligada. Há sistemas com sensor de choque que provocam defesa significativa à carroçaria.

N # Os mais simples alarmes aftermarket são unidades de uma peça com um módulo de sirene e controle. O tipo comum de sensor é aquele de choque, que tem dois fios (12 volts de energia constante e terrestre) ligados à bateria do carro. Esta forma de alarme é desencadeada por vibração transmitida ao sensor de choque ou variações de tensão (o alarme indica mudança repentina na tensão por causa da porta aberta ou ignição ligada, por exemplo).

O # Alarmes de carros aftermarket sofisticados são ligados de modo eletrônico no veículo. Estes alarmes têm entradas para energia, bem como às comutações abertas aos circuitos positivos e negativos.

P # Alguns alarmes de reposição têm provisões para sensores opcionais (estes devem ser adquiridos separadamente). Alarme com sensor de inclinação pode sentir que o veículo está inclinado (um alerta contra reboque não autorizado).

Q # Sensores de inclinação vêm em digital ou mercúrio. O sensor digital é mais preciso e evita o disparo do veículo quando o mesmo está em uma colina, por exemplo.

R # Alarmes de carros com sensor de quebra detectam o barulho do vidro quebrando.

S # Destaque aos alarmes de carros com sensores infravermelhos para detectar o movimento dentro ou fora do veículo. Normalmente estes tipos são instalados em conversíveis. Ajustáveis ​​para evitar falsos sinais, como, por exemplo, quando um sensor de choque vibra devido ao barulho alto na rua.

T # Os sensores de proximidade podem causar alarmes falsos em estacionamentos quando um transeunte está entrando ou saindo de seu veículo, estacionado ao lado do carro armado. Alguns alarmes ignoram algumas ou todas as entradas. Outros podem desconsiderar entradas com uma combinação de botões no controle ou ao acionar a partida remoto.

U # Como a maioria dos alarmes de carro é acionada acidentalmente (com frequência por causa de configurações de alta sensibilidade), as pessoas por vezes ignoram o barulho de alerta. O Departamento de Polícia de Nova York afirma que os alarmes de carros estão fazendo realmente o problema do crime piorar porque os falsos sinais acionados são tão comuns que o povo simplesmente ignora os disparos sonoros.

V # Alarmes de carros aftermarketing trazem sistema de rastreamento permitindo que a polícia rastreie automotivos roubados. Tais recursos exigem que o usuário pague uma taxa de retorno. Já os imobilizadores de fábrica estão incluídos nos preços de compra do veículo. Sistemas GPS de localização permitem que o proprietário do veículo bloqueie, desbloqueie, rastreie e desative online o motor de arranque.

W # De forma frequente os falsos disparos dos alarmes de carros ocorrem porque os proprietários usam configurações de alta sensibilidade. Esta pode ser a principal razão pela qual o som de alta frequência dos graves do veículo em movimento podem disparar alarmes.

Y # A segunda razão é que algumas partes do sistema de alarme estão instaladas de maneira imprópria. Por este motivo se faz indicado solicitar quase sempre os serviços de profissionais para realizar uma instalação perfeita.

Z # Há controles de alarmes de carro que incluem controladores de paginação de 2 vias. Alguns sistemas do gênero têm um LCD no ícone de exibição que ajuda em identificar a parte ameaçada dos veículos, alertando ao usuário com sinais sonoros ou vibração silenciosa.

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Até mais!


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