27
out
2015

Tanque vazio pode danificar carros?

Tanque vazio pode danificar carros? Especialistas concordam entre si ao afirmarem que o tanque vazio pode danificar carros. O comportamento do motorista é indispensável para veículos produzirem velocidade com custo-benefício, e, os tanques não fogem a esta regra.

tanque-vazio-pode-danificar-carros

Talvez um dos maiores erros dos motoristas nos dias de hoje é não imaginar que tanque vazio pode danificar carros, seriamente, em principal àqueles veículos que foram produzidos ainda no século XX.

Ao contrário do que o senso comum pode pensar, não é indicado trafegar com o veículo cuja luz de combustível reserva está acessa no painel. Você apenas deve dirigir carros nessas condições em casos de emergência.

Motoristas de longa data já sofreram problemas semelhantes, provavelmente: Trafegar com o tanque na reserva e sofrer uma grande pane no sistema, cuja manutenção pode sair caro no final das contas.

tanque-vazio-pode-danificar-carros

Especialistas indicam que tanque vazio pode danificar carros, e, nessas condições, o motorista que deixa de abastecer o mais rápido possível com a crença de economizar se engana completamente.

Não tem jeito, quem sempre trafega com veículo na reserva quanto ao combustível, cedo ou tarde, sofre por deixar o carro na rua em consequência da pane! Imagina acontecer isso em uma estrada do interior, vazia e sem assistência alguma de seguros? Sem dúvidas é a experiência que qualquer motorista jamais gostaria de viver na vida.

Orientação das montadoras

De fato, o manual de qualquer carro no mercado tem a indicação das montadoras que dizem o seguinte: Motoristas jamais devem trafegar com o tanque quase vazio. Para a grande parte dos veículos de médio porte, os manuais dizem ser necessário deixar pelo menos ¼ de combustível no tanque, o que se equivale à média de 15 a 20 litros.

Carros antigos

O tanque vazio pode danificar carros antigos! Acontece que automotivos produzidos ainda no século XX possuem a bomba de combustível implantada no tanque. E, nessas condições, a bomba pode se superaquecer ao trabalhar a seco.

tanque-vazio-pode-danificar-carros

Bomba de combustível

O pior é pensar que com o tempo, e, em consequência do constante tráfego de carros com pouco combustível, a bomba pode queimar – um problema de custo caro para o reparo ao considerar que a bomba é elétrica.

Você não precisa ter um diploma de engenheira automotiva para saber que quando a bomba não funciona o motor do carro fica sem força para trabalhar perfeitamente.

Atenção! Nos automotivos mais novos não existe o problema de superaquecimento ao considerar que a bomba fica próxima ao motor e jamais dentro do tanque de combustível. Porém, essa não é uma desculpa para trafegar com tanque vazio, afinal, quando as gotas da gasolina acabam o carro para de funcionar na hora.

Entupimentos: Evidência de que tanque vazio pode danificar carros

Outro indício sobre a evidência de que o tanque vazio pode danificar carros é o entupimento, problema bastante comentado entre os mecânicos que opinam em fóruns na internet. Quando existe pouco combustível no tanque a sujeira acumulada acaba puxada pela bomba.

Claro que os filtros de combustível servem para evitar que a sujeira no fundo do tanque chegue à bomba. Mas, ao trafegar com o veículo na reserva, o excesso de poluição pode ser tamanho que o filtro às vezes não aguenta, resultando no famoso entupimento da bomba – uma das manutenções que mais causam dor de cabeça por causa de tempo e dinheiro.

Como tanque vazio pode danificar carros?

Abaixo veja como tanque vazio pode danificar carros e perceba que uma simples prática errada dos motoristas resulta em problemáticas sérias:

  • Pane no sistema (o carro para de funcionar);
  • Problemas na bomba de combustível;
  • Problemáticas na partida do carro;
  • Entupimento de bombas e filtros de combustível.

Como fugir dos problemas do tanque vazio?

Na prática a resposta é tão óbvia como a pergunta, ou seja, a melhor maneira de não ter problemas do gênero e jamais trafegar com tanque quase vazio, ou seja, abastecer o carro antes da média de combustível ficar inferior a ¼.

Não se pode ignorar o fato de que quem não tem o costume de rodar o carro com frequência também precisa manter o tanque cheio, ou, na média de 15 a 20 litros, aproximadamente. Ao realizar esse procedimento os riscos se reduzem a zero.

tanque-vazio-pode-danificar-carros

Outra dica indispensável está em abastecer apenas nos postos de combustível confiável, que tem média correta de octanagem, sem nenhuma batizada. Quando o carro está na reserva e com gasolina desqualificada aumentam as chances de ocorrerem as problemáticas oriundas do tanque vazio.

Uma gasolina com baixa qualidade está repleta de sujeira, e, adicionar o combustível batizado em um tanque, que já tem bastante poluição no fundo, pode ser altamente arriscado quando o carro trafega na reserva.

Agora que você já sabe como tanque vazio pode danificar carros novos ou antigos chegou o momento de visitar o site da Tuning Parts e comprar um acessório que valoriza o seu automóvel, independente de marca, ano ou modelo. Visite também nossas páginas nas redes sociais: Twitter, Instagram, Youtube e Facebook.


POSTADO EM CuriosidadesDicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Daniel disse:

    Só discordo com uma coisa, “quem anda pouco tem que manter o tanque cheio”…
    A gasolina envelhece, não é o ideal, eu rodo pouco, abasteço aos picados, nunca deixo chegar na reserva, simples assim 😉 abraçoo!!