9
jun
2017

Suspensão a ar é boa?

Para uns o santo graal da personalização automotiva, já para outros, um exagero. É caros amigos, estamos falando da suspensão à ar. Eu mesmo já investi muito do meu tempo pesquisando o melhor kit, formas de instalar, equipamentos de melhor qualidade, custo de instalação, entre outros.

A forma mais incrível de rebaixar o carro a níveis extremos. Garante beleza e elegância à personalização do carro.

Há alguns que dizem que a utilização do sistema à ar não modifica características originais do carro, sendo aceito pelas Empresas Seguradoras. O que não é totalmente verdade. É certo que veículos com este acessório de fábrica não estão elencados no hall de excludentes das condições gerais do seguro, mas a adaptação de kit’s podem sim ser alegados pela seguradora se forem feitas de modo inadequado ou sem autorização do Detran.

Pontos Relevantes sobre Suspensão a Ar

Mas, voltando para a suspensão à AR, o sonho de todo amante de personalização, inclusive EU, é preciso ficar atento à alguns pontos.

– Qualidade do material utilizado: pesquise no mercado as marcas de melhor qualidade e compatibilidade com seu veículo.
A instalação das bolsas de ar de formar incorreta, ou utilizando equipamentos de baixa qualidade podem causar dor de cabeça com manutenção prematura e – Deus nos livre – acidente de trânsito.

– Compatibilidade do Kit: cada carro tem sua particularidade no sistema de suspensão. Há carros que usam o sistema de regulagem por eixos.
Consulte um especialista para que este indique o melhor Kit para seu carro.

– Regulagem: é preciso ficar atento às exigências legais, e de segurança. O veículo não pode ficar à menos de 10 centímetros do solo, à contar de sua parte mais baixa, e, ao esterçar a direção, o pneu/roda não pode atingir qualquer parte do carro, ou ficar “encurtada”.

– Conforto X Estabilidade: é preciso encontrar um meio termo entre este dois itens tão necessários.
Se inflar as bolsas em demasia, pode ganhar em estabilidade, dando maior rigidez à suspensão, mas eleva a altura do carro e há perdas em conforto.
Esvaziar as bolsas joga o carro lá no chão, a maciez da suspensão absorve os impactos causados pelas irregularidades do solo, garantindo maior conforto, mas em contrapartida, há perda na estabilidade e pode causar danos na parte inferior do veículo se atingir algo que sobressaia ao solo.
Encontre a harmonia entre os dois extremos para o dia-a-dia.

Apenas à título de curiosidade, ao suspender ou rebaixar o carro pode haver desajuste no alinhamento das rodas. Este desalinhamento pode afetar a estrutura do conjunto de suspensão e causar, também, o desgaste prematuro dos pneus.

É amigos! A suspensão à ar é um passo importantíssimo na arte da personalização veicular, e deve ser tratado com todo cuidado. Segurança sempre em primeiro lugar. Mas uma instalação responsável, com produtos de qualidade e profissionais especializados lhe garantem a satisfação de rodar com um carro seguro, confortável e de “entortar pescoços”.

E aí? Encheu o peito de coragem para dar este passo importante na personalização do seu carro? E nunca é demais lembrar, na falta daquele conhecimento técnico refinado, procure um especialista no assunto para tirar suas dúvidas e, neste caso, até efetuar a instalação para você.

No mais, um forte abraço e até a próxima.

Não se esqueça de visitar as páginas da Tuning Parts nas redes sociais e o nosso siteYoutube, Facebook e Instagram.

Escrito por: Luciano Dantas de Souza


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *