9
jul
2016

Saiba a diferença entre Filtro Esportivo Cônico e Inbox

O filtro esportivo tem como principal função o aumento de potência. Ao diminuir a restrição para a entrada de ar, é aumentado o volume de ar admitido pelo motor, gerando mais potência. Mas como assim? Calma, vou explicar.

O motor de combustão interna necessita de ar e combustível para ocasionar explosão e movimentar os pistões, que através das bielas, movimentam o virabrequim, que por sua vez transfere a força da explosão para o câmbio (caixa de marchas ou caixa de velocidades) através do volante (peça alocada no final do virabrequim que se conecta ao câmbio, através da embreagem), que transfere a força para as rodas.

Filtro Inbox

A principal diferença entre eles, é que o filtro inbox vai dentro da caixa de ar original, ou seja, para fazer a instalação não precisa fazer adaptação, é só retirar o filtro original e colocar o filtro inbox esportivo.

O filtro de ar InBox (dentro da caixa) é desenvolvido para oferecer menor restrição de ar, através do uso de materiais de filtragem de alta performance, sem alterar o sistema de indução de ar original do carro.

Confeccionado nas mesmas medidas do filtro de ar original, o esportivo InBox se encaixa perfeitamente no alojamento do filtro original e não altera o ronco do motor. Acrescenta de 3 a 5% de potência ao motor.

filtro-esportivo-inbox

Filtro de Ar Cônico

O filtro esportivo de ar cônico para ser instalado, precisa retirar a caixa original, e vai instalar junto com um duto de ar, fazendo com que o filtro cônico fique na mesma posição que o filtro de ar original.

Este modelo de filtro é facilmente adaptável em praticamente todos os carros equipados com carburador ou injeção eletrônica, movidos a álcool, gasolina, gnv e diesel. Sendo de captação dupla (duplo fluxo), captando ar pelas laterais e pela frente.

Para alguns carros ele poderá ser instalado sem adaptações, já outros podem necessitar de um prolongamento de cano rígido ou adaptações semelhantes. Este modelo proporciona ganho de 5 a 7% de potência ao motor.

filtro-esportivo-conico

Agora aquela pergunta básica: Qual deles vai fazer aquele ronco bacana?

Muita gente acha que o filtro inbox vai alterar o ronco do carro, vai deixar o carro mais esportivo, é verdade que ele é produzido por materiais de alta performance, fazendo com que a passagem de ar seja menos restrita, em relação ao filtro original. No entanto, o filtro inbox vai dentro da caixa original, sendo assim abafando som do filtro.

O que realmente muda o ronco do carro, é o filtro cônico, ele possui um fluxo de ar maior em comparação ao filtro original e fica no compartimento do motor sem nenhuma proteção, então o som do ronco será expandido para o lado de fora do carro.

Qual dos dois filtros esportivos é melhor para colocar no meu carro?

Isso vai depender do seu estilo, vamos fazer o seguinte, vamos criar dois personagens, o João e o Rafael.

O primeiro é o João. João gosta de personalização, gosta de uma estética bacana, de performance e também gosta de ronco esportivo, para o João o indicado é o filtro cônico.

Agora o Rafael. O Rafael é mais reservado, também gosta de performance, gosta de cuidar do seu carro, mas prefere manter a originalidade do seu carro e o conforto do silêncio, para o Rafael, o indicado é o filtro inbox.

Filtro Esportivo Aumenta a Potência do Carro

Aumentam sim, a injeção eletrônica entende que está entrando um volume maior de ar, ela vai injetar mais combustível para equilibrar a mistura. Mais ar e mais combustível, proporcionam uma explosão mais forte, o que gera mais potência. Somente em carros carburados, que essa configuração deve ser feita manualmente.

O aumento geralmente corresponde de 3 a 10% da potência original do carro, dependendo do modelo do filtro, do tipo de captação de ar, do motor e do sistema de injeção.

Quer dizer que se eu colocar o filtro esportivo no meu carro, o consumo de combustível vai ser maior?

Pode ser que sim ou pode ser que não, vai depender de vários fatores, como o nível de eficiência da sua injeção eletrônica e também o modo como você dirige.

Agora que você já sabe a diferença do filtro esportivo cônico e inbox, chega o momento de comprar, a Tuning Parts está aqui para te ajudar. Aproveite para conhecer nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Ah, também fizemos um vídeo falando sobre os filtros:


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  • FAUSTO JOSE TOLEDO disse:

    O filtro cônico pode ser colocado no Etios da Toyota! Qual o modelo!

  • Everton disse:

    Boa tarde, tenho um Siena 2014, estou querendo comprar e trocar o filtro de ar esportivo do meu carro e gostaria de saber como faço pra comprar o prolongador até a TBI, aquele de inox polido. Tem que mandar fabricar? Poderia me indicar alguém em Curitiba que faça esse serviço? E sei que não tem nada a ver mas segue minha outra pergunta: quero trocar a tampa do cabeçote do meu carro, queria personalizar ela na cor azul ou vermelha (sem aquelas furações da tampa plástica), Tbm tem que mandar fabricar? Desde já agradeço.

  • Pedro disse:

    Boa noite, pois então.
    Tenho um sandero 2012 at, 1.6 16v.
    Meu foco é mais performance do que barulho? Qual a indicação Rodrigo?