7
out
2015

Ruídos do carro podem ser efeitos de problemas no freio

Ruídos do carro

Os ruídos do carro podem representar indícios de problemas sérios no freio. Às vezes, ruídos do carro surgem por causa de parafusos frouxos ou de objetos pequenos nos porta-malas. Porém, há casos em que a problemática se localiza no freio ou contato entre peças metálicas, situações que trazem uma grande dor de cabeça aos motoristas.

Têm condutores experientes que apenas de ouvir os ruídos do carro conseguem identificar o problema na hora. E quando a problemática é séria, tais motoristas escutam um pequeno barulho e interpretam como uma tormenta, considerando os gastos para o reparo e a manutenção.

Ruídos do carro

Ruídos do carro e problemas nos freios

Os ruídos do carro às vezes representam sintomas de problemas nos freios. Para evitar esse contratempo o motorista precisa realizar manutenção preventiva e revisões também no sistema de frenagem, afinal, esse é um componente indispensável para você dirigir de modo tranquilo sem colocar a família em risco.

Freios dos automóveis são compostos por diferentes partes, e, cada uma precisa funcionar de maneira perfeita para não haverem ruídos quando o pedal é acionado. O freio jamais deve fazer barulho e a sua inspeção precisa acontecer a cada 10 mil km rodados para a garantia da prevenção perfeita.

Quando se trata de ruídos do carro, por causa de problemas nos freios, os motoristas podem também sentir outros efeitos colaterais junto com o barulho, como, por exemplo, a perda de força na frenagem.

Ruídos do carro acompanhados de problemas no freio são indícios de que partes metálicas começam a se chocar entre si. Isso acontece sempre que as pastilhas do disco estão gastas e requerem a troca imediatamente.

Abaixo conheça os principais problemas que causam a redução da frenagem do carro:

  • Gasto total da pastilha de freio
  • Pastilhas de freio inadequadas
  • Folga excessiva da lona
  • Vazamento no fluído de freio
  • Graxa
  • Lonas inadequadas
  • Condições da pista

Detalhe! Todos os problemas acima podem ser evitados com a boa e útil revisão preventiva. Tenha em mente de que quanto mais rápido você resolver tais problemáticas, menos dinheiro e tempo serão gastos na manutenção.

Desgaste de freios e ruídos do carro

O comportamento do motorista tem responsabilidade direta pelos ruídos do carro. Existem pessoas que à primeira vista não compreendem porque há barulho no freio, mas, depois de pensarem nas freadas bruscas que fizeram à toa nos meses anteriores, logo percebem que a brincadeira custa caro.

Além de evitar freadas bruscas sem necessidade, durante o comportamento no trânsito os motoristas precisam diminuir o uso excesso e exagerado do pedal de freio, seja nas longas ou curtas viagens.

Interessante notar que, além do pedal de freio, os condutores possuem outros recursos que ajudam para diminuir o ritmo na pista, caso da redução de marcha ou do freio motor, por exemplo. A preocupação dos motoristas também deve estar presente nas descidas, tendo em vista que neste caso aumentam os fatores de desgaste.

Manutenção geral para beneficiar o freio

Os principais mecânicos concordam entre si ao afirmarem que o sistema de freio em dia é importante, mas não representa o único elemento fundamental para o motorista ter uma dirigibilidade perfeita.

Mangueiras, válvulas, pneu (calibragem) e sistema de suspensão são fatores que influenciam no desempenho do freio, e, nesse sentido, também requerem a revisão periódica aos motoristas frearem o carro de maneira perfeita, sem colocar em risco o bom andamento do trânsito de carros, pedestres e animais na via.

As condições do solo também podem prejudicar na qualidade do freio. Por exemplo, um carro feito ao tráfego urbano, quando está em estradas de terra, pode ter mais dificuldades para frear ao comparar com o desempenho de freio dos veículos 4X4.

Uma boa pista sem buracos também ajuda, mas, nesse caso, para os contribuintes apenas resta votar em representantes políticos que melhorem as vias brasileiras, embora escolher um representante certo seja uma tarefa quase impossível nos dias atuais.

Ruídos-do-carro

Capa de pinça para freio

Existem pessoas capazes de pensar que a capa de pinça para freio é item que pode atrapalhar no desempenho da frenagem, mas, essa ideia na verdade consiste em um dos maiores mitos do mundo automotivo.

As pinças para freios são interessantes no sentido de trazer um atributo estético especial ao carro. Sem dúvidas a pinça representa aquele tipo de detalhe barato que faz toda a diferença no projeto tuning.

Abaixo conheça um vídeo com maiores informações desse produto e veja como é fácil instalar na própria garagem, sem ajuda de profissionais, em poucos minutos, de forma limpa e organizada:

Gostou deste artigo sobre ruídos do carro e problemas no freio? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião. Não se esqueça de entrar no site da Tuning Parts para conhecer as últimas novidades em acessórios automotivos. Visite também páginas do e-commerce nas redes sociais e veja vídeos incríveis: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.