7
mar
2014

Revisão do freio garante segurança na frenagem

O sistema de freios, item fundamental para proteger a vida das pessoas, tanto dos motoristas e ocupantes do automóvel como também dos pedestres, deve ter atenção especial dos motoristas na hora da manutenção. Pastilhas gastas podem causar ranhuras nos discos. Já a espessura mais fina do disco pode levar à quebra do componente, resultando em acidentes.

Projetado para realizar a parada do veículo com segurança, o sistema de freio, composto por pinça, disco, tambor, servo freio, cilindro mestre e de rodas, pastilha, lonas e tubulação, entre outros componentes, é item de extrema importância na revisão, especialmente no retorno da viagem de férias. “O uso constante e excessivo do freio no trânsito lento nas estradas podem levar ao desgaste prematuro das peças, comprometendo o funcionamento adequado do sistema”, afirma Jair Silva, gerente da qualidade e serviços da Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor.
freio-2
Segundo Silva, na hora de fazer a manutenção preventiva, é preciso verificar todos os itens do sistema, especialmente  pastilhas, discos, lonas e tambores. “Pastilhas e lonas gastas ocasionam desgaste prematuro e diminuem a espessura dos discos e tambores, resultando em empenamento ou até quebra numa freada brusca”, adverte.

Ele recomenda verificar sempre a espessura do disco, que não pode estar abaixo do especificado pelo fabricante, pois o disco com espessura abaixo do especificado pode facilmente empenar ou quebrar. “Um disco empenado pode causar vibrações no pedal e comprometer o funcionamento adequado do sistema”, comenta Silva. Outro motivo de trepidação no pedal pode ser derivado de problemas na suspensão. Por isso, é importante levar o veículo a uma oficina especializada e de confiança para fazer o diagnóstico correto.

“Caso seja necessário substituir pastilhas e discos ou qualquer outro item do sistema, o motorista deve adquirir componentes que tenham qualidade e compatíveis com a marca e modelo do veículo para garantir a segurança do veículo e de seus ocupantes”, ressalta. Os cuidados devem ser estendidos também ao fluido de freio. A troca deve ser feita de acordo com a recomendação da montadora, observando especificação  e compatibilidade.


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.