24
mar
2015

Ponto cego do carro: 15 dicas para dirigir com segurança

Ponto cego do carro é a área ao redor dos automóveis que não pode ser observada de modo direto pelo condutor. Ponto cego existe em diversos veículos: Carros, caminhões, lanchas, veleiros e aeronaves.

Quando se está dirigindo um automóvel os pontos cegos são as áreas da estrada que não podem ser vistas ao olhar à frente ou para trás, através de qualquer retrovisor e espelho lateral.

Os pontos cegos mais comuns são traseiros. Outras áreas às vezes chamadas de pontos cegos estão àquelas demasiadas baixas para se visualizar nos lados de um veículo.

Há tipos de transportes sem pontos cegos, tais como bicicletas, motocicletas e cavalos. O ajuste adequado de espelhos e o uso de outras soluções técnicas podem eliminar ou diminuir os pontos cegos. Conheça algumas dicas para evitar ponto cego do carro.

ponto-cego-do-carro

Ponto cego do carro: dicas indispensáveis

1. No transporte, a visibilidade, que é a distância máxima em que o condutor de um veículo pode ver e identificar objetos de destaque ao redor, está relacionada de modo direto ao ponto cego do carro. Visibilidade se encontra determinada de modo principal por condições meteorológicas. As partes de um veículo que influenciam a visão incluem para-brisa, painel de instrumentos e pilares.

2. O ponto cego do carro é fruto da falta de visibilidade na parte frontal. Considerando a traseira há ainda pilares, encostos de cabeça, passageiros, espelhos e carga.

3. Ponto cego do carro na lateral pode ser eliminado quando os espelhos estão ajustados de modo correto. Tal arranjo reduz a probabilidade de acidentes, particularmente na pista. O método é frequentemente ignorado nas aulas de motoristas, sem contar que leva algum tempo para se acostumar.

4. Eliminar pontos cegos é barato, não há necessidade de soluções tecnológicas caras para esse problema. Motoristas experientes sempre ajustam os espelhos de forma correta antes da partida. No entanto, há fontes que consideram o método ineficaz quando existe um erro de pilotagem, o que torna tudo mais perigoso ao considerar a criação de outros pontos cegos.

5. Ponto cego do carro é problema no tráfego gerado também em cruzamentos. Na prática, pontos cegos se influenciam conforme os seguintes critérios:

(A) distância entre o motorista e o pilar;

(B) o ângulo do pilar na vista lateral no plano vertical;

(C) angulação de para-brisa;

(D) altura dos condutores em relação ao painel de instrumentos;

(E) velocidade de outros carros na pista;

(F) angulação de 40° a partir dos pontos no pilar.

ponto-cego-do-carro

6. A maioria dos automóveis com espaço para passageiros tem um pilar diagonal. Isto fornece corpo forte e aerodinâmico, influenciando no ponto cego do carro.

7. Os lados dos para-brisas são curvos, o que torna possível a construção de pilares verticais que fornecem ao condutor visibilidade máxima para a frente.

8. Alguns modelos de automóveis modernos têm um ângulo de pilar extremamente plano com o horizonte. Por exemplo, Pontiac Firebird e Chevrolet Camaro possuem angulação de para-brisa em 68° à vertical, o que se equivale a apenas 22° com o horizonte.

9. O formato dos pilares interfere de modo direto na incidência de ponto cego do carro, sendo assim considerado um fator importante no cálculo dos efeitos de uma colisão com pedestres. Geralmente, ângulo mais plano resulta em impacto suave, direcionando a vítima do acidente “para cima” ao invés do contato direto no para-brisas. Isto é particularmente verdadeiro para carros como Mercedes-Benz Classe A, por exemplo.

10. Entre as principais desvantagens de um ângulo plano no para-brisa está a demora do aquecedor para aquecer a superfície da janela.

ponto-cego-do-carro

11. A altura dos motoristas tem influência de modo direto na incidência de ponto cego do carro. Por este motivo que os ajustes dos espelhos devem ficar mais longe possível da borda das carrocerias, sempre ajustáveis antes de ligar o veículo.

12. O condutor reduz o tamanho do ponto cego, ou elimina de modo completo, virando a cabeça na direção da visão, ao invés de enxergar apenas com o lado dos olhos. Isso permite que o motorista observe melhor os detalhes ao redor.

13. Alguns carros possuem teto solar do tipo grande. Às vezes, a luz solar através do telhado ofusca o painel de instrumentos, fornecendo um reflexo indesejado no para-brisa.

14. Hoje em dia existe o BLIS (Sistema de Monitoramento de Ponto Cego), uma tecnologia de proteção desenvolvida pela Volvo. Introduzido pela primeira vez no Volvo S80 sedan, produz um alerta quando o carro entra no ponto cego, enquanto o motorista muda de pista. Há duas lentes montadas na porta para verificar a área do ponto cego.

15. Hoje em dia há sistemas mais novos e caros com radares que oferecem melhor desempenho e também alertam sobre os veículos se aproximando no ponto cego do carro.

Não esqueça de entrar no site da Tuning Parts para conhecer ou comprar últimas novidades em acessórios automotivos. Temos retrovisores, câmeras-ré e outros equipamentos que ajudam a diminuir os pontos cegos do carro – visite também nossa página no Facebook.


POSTADO EM Curiosidades

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.