Airbags Tipos e História
Airbags são dispositivos de segurança. Estes sistemas conseguem reter o movimento do corpo dos ocupantes em casos de colisões, fornecendo proteção inclusive contra o impacto nos objetos interiores, como volante ou janela, por exemplo.
Veículos modernos podem ter vários módulos em partes laterais e frontais, ativados por sensores.
Airbags são projetados apenas para inflar em colisões moderadas ou severas do carro. Servem para complementar a proteção de um ocupante protegido por cinto de segurança.
Quando Surgiram Airbags?
Primeiros modelos comerciais de airbags foram introduzidos em automóveis de passageiros durante 1970, com sucesso limitado.
Não se pode ignorar que a General Motors comercializou os primeiros módulos. Tal projeto teve o nome de Air Cushion Restraint System (ACRS).
Complemento aos Cintos de Segurança
Airbags para carros de passeio foram introduzidos nos Estados Unidos em meados da década de 1970, quando evoluíram as estatísticas evidenciando que apenas cinto de segurança não era defesa indispensável para salvar vítimas em acidentes no trânsito.
Ford construiu uma frota experimental de carros com airbags nos anos de 1970 em complemento do cinto de segurança, assim como a General Motors.
A frota inicial de veículos experimentais GM equipados com airbags experimentou sete vítimas mortais, uma das quais foi posteriormente suspeita de ter sido morta por causa dos airbags.
Porém, o desenvolvimento dos airbags coincidiu com um interesse internacional em segurança do automóvel. Especialistas defendiam o uso como padrão de proteção aos ocupantes, ao invés de uma norma exigindo cinto de segurança, por exemplo.
De fato, nesta época quase o uso dos cintos de segurança foi substituído por airbags obrigatórios.
No entanto, como poucos países tinham sequer a obrigação do cinto de segurança, esta obrigatoriedade não evoluiu em termos globais naquele momento.
Sistema de Retenção Suplementar (SRS)
A indústria automobilística e as comunidades de pesquisa se afastaram da visão inicial do airbag à substituição do cinto de segurança. A partir de então, este tipo de defesa foi designado como Sistema de Restrição Suplementar (SRS).
Em 1981, a Mercedes-Benz introduziu airbags na Alemanha como opção no S-Class (W126). Neste sistema, os sensores são acionados de modo automático, conforme a tensão dos cintos de segurança, reduzindo o movimento do ocupante no impacto (o que agora é uma característica comum).
Airbags como equipamentos standard sugiram por volta de 1987 no Porsche 944, primeiro automóvel a ter motorista e passageiro com airbags.
Na mesma época surgiu o primeiro carro japonês com airbags: Honda Legend.
1988: Chrysler foi a primeira empresa dos Estados Unidos a instalar nas laterais ao condutor como padrão de fábrica.
1992: Jeep Grand Cherokee se tornou o primeiro SUV com airbags no mundo.
Nos Estados Unidos é Obrigação os Carros terem Airbags
Automóveis de passageiros e caminhões leves construídos depois de 1 de setembro de 1998 são obrigados a terem airbags ao condutor e passageiro dianteiro nos Estados Unidos.
Sugiram novas normas necessárias à melhor proteção aos ocupantes de diferentes tamanhos, independentemente se usam cintos de segurança, minimizando o risco para bebês, crianças e outros ocupantes.
Europa: Airbags
Primeiro Ford europeu a caracterizar airbags foi o Escort MK5b em 1992. Depois de um ano, todos os carros da marca estadunidense tiveram airbags de série no mercado do velho continente.
Em meados dos anos de 1990, os líderes europeus (Opel, Peugeot, Renault e Fiat) incluíram como equipamentos opcionais. Até o final da década, era raro encontrar um carro zero popular sem airbags nos principais países econômicos da Europa.
Volkswagen Golf Mk4 também contou com tipos laterais nos anos 90 do século XX.
O Peugeot 306 é um exemplo da evolução europeia do mercado de massa automotiva: Começando no início de 1993, a maioria destes modelos não oferecia airbags ao condutor como opção, mas por volta de 1999, airbags laterais estavam disponíveis em várias versões.
Toyota Avensis, lançado em 1998, foi o primeiro carro popular a ser vendido na Europa com nove airbags.
Durante a década de 2000, airbags de impacto lateral se tornaram comuns aos veículos de médio porte, como Ford Fiesta e Peugeot 206, por exemplo. Airbags de cortina também viraram características regulares em carros do mercado popular.
Em pleno século XXI há países, como Rússia e Brasil, nos quais airbags ainda não representam equipamentos de série em todos os carros.
Diferentes Tipos de Airbags
Além dos formatos comuns, também há airbags especiais presentes em carros Premium. Alguns exemplos:
Airbags Laterais: Essencialmente há dois tipos, “tronco” e “cortinas laterais”. A maioria dos veículos equipados com airbags de cortinas inclui airbags laterais ao abdômen. No entanto, algumas exceções, como o Chevrolet Cobalt, fogem desta regra.
Recentes designs de airbags laterais incluem um sistema de duas câmaras.
À empresa sueca Autoliv AB foi concedida uma patente de airbags de impacto lateral. Tal marca foi a primeira que ofereceu como opção em 1994 e 1995, ao Volvo 850.
Airbags Torso (Tronco): Categoria localizada no assento entre o ocupante do banco e a porta. Estes airbags são projetados para reduzir o risco de lesões também nas regiões do abdômen.
Alguns veículos estão equipados com diferentes tipos de projetos para reduzir lesões, caso do Volkswagen Polo 2010, que combina airbags frontais, laterais e de tronco.
Airbags Tubulares: Entre 1997 e 1998 os modelos BMW E39 Série 5 e Série 7 foram equipados com airbags laterais tubulares de cabeça como equipamento de série. No entanto, este projeto foi substituído por um airbag inflável tipo “cortina” nos anos posteriores.
Airbags Cortinas: Em maio de 1998 a Toyota oferece airbags de cortina lateral. No mesmo ano, o Volvo S80 recebeu airbags para proteger passageiros da frente e de trás.
Airbags de cortina se tornaram equipamentos de série em todos os novos carros da Volvo a partir de 2001, exceto ao C70. O modelo C70 conversível de 2006 recebeu primeiros airbags laterais de cortina do mundo que desdobram para cima.
Sensores nos airbags de cortinas laterais, encontrados em veículos como SUVs e picapes, acionam os airbags quando ocorre capotamento. Por vezes, há um interruptor a desativar o recurso, o que pode ser usado aos casos de corridas OFF-ROAD.
Em SUVs, airbags de cortina reduzem a lesão cerebral ou as fatalidades em até 45% nos casos de colisões laterais.
Airbags Joelhos: Localizados abaixo do volante. Toyota Avensis se tornou o primeiro veículo vendido na Europa equipado com este tipo de acessório. Desde então, alguns modelos também incluem perto ou sobre o porta-luvas para proteger os passageiros dos bancos dianteiros de acidentes.
Airbags de joelho são projetados para reduzir lesões na perna. Se tornaram comuns no mercado global a partir de 2000.
Airbags: Curiosidades!
Normalmente os airbags frontais não protegem ocupantes em caso de acidente lateral, na traseira ou no capotamento.
De fato, os cintos de segurança ajudam a reduzir o risco de lesões quando ocorrem falhas dos airbags, sem contar que auxiliam a posicionar corretamente os ocupantes para maximizar os benefícios da almofada de ar.
Detecção de Capotamento
Nos veículos equipados com sistema de detecção de capotamento, os acelerômetros e giroscópios são usados para detectar um evento de risco no trânsito.
Caso o acontecimento seja iminente, airbags laterais são implantados para ajudar a proteger o ocupante dos contatos com o lado interior do veículo, além de prevenir a ejecção de ocupantes se o automóvel capotar.
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