9
jul
2014

Você sabe o que é drift?

Você pode até não saber o nome, mas certamente já viu em alguma prova de automobilismo ou já realizou nos jogos virtuais de velocidade, aquela manobra em que o carro desliza na curva e começa a escapar a traseira, que é controlada rapidamente quando o motorista gira o volante para o outro lado, proporcionando aquela emoção do carro “andar de lado”. Pois essa manobra, que possui até equipes de exibição e fã-clubes se chama “drift” e é carregada de história. Conheça um pouco dela em nosso post!

O pioneiro do sol nascente

A lenda diz que a técnica do drift era usada, de maneira ilegal, por motoristas que disputavam pegas em estradas sinuosas de montanhas do Japão. Essa manobra evitava que os carros caíssem no precipício e tinha o benefício de, ao mesmo tempo, não permitir que outros “competidores” fizessem ultrapassagem.

Mas o drift  se tornou mundialmente conhecido na década de 1970, quando o piloto japonês Kunimitsu Takahashi realizou a façanha numa corrida da All Japan Touring Car Championship race. Além de proporcionar um espetáculo único, a nova técnica exibida por Takahashi ainda fazia com que o carro saísse da curva com uma velocidade bem superior a dos outros competidores, conferindo-lhe uma grande vantagem.

Kunimitsu-Takahashi

A popularização da manobra foi tamanha que muitas pessoas começaram a repeti-la e a gravá-la, inspirando corredores e torcedores ao redor do mundo. Além disso, vários mangás foram produzidos pelo tema e, até mesmo a franquia Velozes e Furiosos abordou a técnica no filme Tokyo Drift (no Brasil, Desafio em Tóquio)

As técnicas para um drift perfeito

Ao se espalhar pelo mundo, o drift foi ganhando variações em cada lugar por onde ia sendo praticado. Mas e essência da manobra consiste num equilíbrio perfeito entre velocidade, angulação e tempo de manobra. A primeira coisa a ser feita na realização da técnica é, literalmente, “colocar o carro de lado” para, em seguida, controlá-lo.

Nos eventos dedicados à modalidade, diferentes competidores realizam a manobra de distintas maneiras, que vão recebendo nomes peculiares. Por exemplo, se você fizer o carro derrapar utilizando o freio de mão, estará, na verdade, praticando um “Drift Side”. Já se usar a aceleração para controlar a angulação, isso será conhecido como “Power Over”. O emocionante Kansei é bem-sucedido em curvas de alta velocidade e sem acionar o freio, provocando a transferência do peso do carro para a frente do veículo e a consequente diminuição da tração traseira. De tirar o fôlego!

kansei-drift

As competições

Os carros utilizados nas competições de drift possuem motor traseiro de elevada potência, que facilitam a técnica. Os campeonatos não são de velocidade, mas sim de exibição. Isso significa que a perícia na realização da manobra e o estilo do piloto é que são avaliados pelos juízes. As pistas são adaptadas, claro, para proporcionarem um maior número de manobras e, em geral, possuem curvas em formato de “U” ou séries em “S”. O circuito profissional de drift, conhecido como D1 Street Legal possui provas realizadas no Japão, Estados Unidos, Malásia, Nova Zelândia e em cada vez mais países. Entretanto, há vários torneios paralelos, organizados por aficionados, donos de oficinas e lojas especializadas!

Empolgado com o drift? Saiba que no Brasil existem algumas provas de exibição! Quem sabe não tem uma pertinho da sua cidade? E visite o site da Tuning Parts.


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