5 mitos sobre carros
O carro é, sem dúvida, uma das grandes paixões nacionais. Existindo na vida de grande parte das pessoas que moram nas grandes cidades há mais de meio século, o automóvel ganhou status de artigo de primeira necessidade, podendo hoje ser encontrado nos mais diferentes tipos, modelos, tamanhos e especialidades. Tamanha “imersão” dessas máquinas na sociedade faz com que muitas informações equivocadas e desencontradas se espalhem – mitos das mais diversas naturezas que, em determinadas situações, podem acabar sendo prejudiciais. Vamos conhecer cinco deles?
Descer em ponto morto
Campeão dos mitos, dez entre dez motoristas já ouviram falar de que transitar em descidas com o motor desengatado faz com que haja menos consumo de combustível. Isso pode até ter um fundo de verdade em carros mais antigos, sem o recurso da injeção eletrônica – mas se trata de uma prática bem perigosa, uma vez que, em ponto morto, o carro não conta com a ajuda do freio motor, que contribui para a manutenção da estabilidade e controle do veículo, além de não sobrecarregar os freios. Muito melhor pensar duas vezes quando estiver em uma ladeira!
Aquecer o motor antes de sair
Dizem por aí que deixar o motor ligado alguns minutos antes de sair com o carro, aquecendo-o, contribui para uma maior durabilidade do sistema. Com as atuais tecnologia de fabricação, esse tipo de prática não é mais necessária, uma vez que o motor é desenvolvido para funcionar bem em qualquer temperatura. Chega então de ficar plantado na garagem, esperando o motor esquentar e perdendo minutos preciosos!
Estacionar em subidas ou descidas
A maioria dos motoristas acredita que, ao estacionar em declives, basta deixar o freio de mão bem acionado para garantir que o carro não desça. Na verdade, além do freio de mão, é necessário deixar o carro engatado e com a direção tradava, virada para o lado da calçada, evitando acidentes em caso de uma falha do sistema de freios. Aliás, essa prática é lei em outros países, como os EUA – caso a roda dianteira do carro não esteja virada para a calçada e encostada no meio-fio, o dono do veículo pode ser multado.
Passar por lombadas e valetas
Outra lenda automobilística é a de que, ao atravessar lombadas e valetas com o veículo, o melhor a se fazer é passar na diagonal, o que evitaria desgaste do sistema de suspensão e amortecimento. Nada mais falso: apesar de o veículo estar preparado para esse tipo de procedimento, o ideal é sempre passar pelos obstáculos em linha reta, evitando a torção (e desgaste) do monobloco e distribuindo igualmente o trabalho entre as molas de ambos lados.
Freio versus embreagem
Ao chegar a uma curva, muitos motoristas acreditam fazer o certo ao acionar primeiro a embreagem e depois os freios – mas não há nada mais equivocado. O correto é primeiro frear, e depois, quando o veículo estiver diminuindo a velocidade, pisar na embreagem. Fazer isso antes de frear, além de deixar o motor desengrenado (e com menos controle) por mais tempo, provoca maior desgaste do disco e de outros componentes do sistema de embreagem.
E você, motorista, fazia uso de alguma dessas práticas? Compartilhe suas experiências e outros mitos que você conheça nos comentários! E conheça o site da Tuning Parts!
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