22
set
2014

Tempo de Frenagem: O que é?

Motoristas precisam compreender com clareza como funciona tempo de frenagem do veículo. Ao não entender este aspecto, aumentam os riscos de colisões em carros ou outros obstáculos presentes na pista. Manter freio no prazo de validade também é importante para obter tempo de frenagem perfeito.

O Que é Tempo de Frenagem?

Consiste no valor de tempo em que veículos conseguem atingir determinado obstáculo, partindo de determinado ponto. Nos termos automobilísticos, este time é importante para seguir em velocidade e parar de modo seguro, sem fazer o carro gritar ou passageiros se deslocarem à frente.

Neste sentido se convém afirmar que motoristas com tempo de frenagem perfeito são aqueles que conseguem parar seus carros, sem colocar a vida do trânsito ou à integridade física dos passageiros em risco.

Para obter tempo de frenagem ideal os motoristas precisam do campo de visão perfeito, ao fim de enxergar obstáculos e programar quando acionar o freio, parando com segurança, ou seja, sem pisar fundo.

No sentido de obter tempo de frenagem correto, condutor deve ficar atento à velocidade exercida no automotivo. Ao perceber obstáculos que impedem o carro prosseguir, caso dos semáforos, por exemplo, a aceleração precisa abaixar e ficar adequada antes da pisada no freio.

Tempo de frenagem perfeito é para poucos condutores, visto que se faz necessário grande experiência no tráfego a frear de modo correto.

Especialistas indicam que conhecer trajetos não implica em possuir alvará para acelerar veículo sem segurança; Atenção! Qualquer novidade na pista prejudica o tempo de frenagem.

Seguir distante do veículo da frente é dica valiosa sobre tempo de frenagem. Se possível, fique em 10 ou mais metros de distância, assim qualquer imprevisto será notado rapidamente.

Observe o veículo da frente ultrapassar obstáculos, como pontes ou placas, por exemplo. Conte em quantos segundos seu carro demora para fazer a ultrapassagem do mesmo alvo. Se a contagem for 3 segundos, ou mais, então existe distância segura para frear em caso de imprevistos.

Agilidade na frenagem também se relaciona ao ‘tempo de percepção” – período em que motoristas demoram para enxergar obstáculos e acionar pedal de freio, controlando tempo da frenagem adequadamente.

Para ter amplo poder perceptivo ao dirigir fique sempre de olhos atentos no trânsito e pratique direção defensiva.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] sabe o que é tempo de frenagem? Clique no link e entenda tudo do […]

  • […] 4 # Controlador de Freios ABS: É um ECU que recebe informações dos sensores de velocidades presentes em cada pneu. Se uma roda perde tração, o sinal é enviado ao controlador, limitando a força de frenagem (EBD) e ativando os freios ABS moduladores que atuam quando as válvulas se encontram ligadas ou desligadas. O controlador monitora os sensores de velocidade em todos os momentos, analisando o afrouxamento na roda. Logo antes de uma roda travar, o sistema vai experimentar uma desaceleração rápida. Controladores de freios ABS sabem que ocorrem desaceleração em qualquer momento, por isso reduzem ou aumentam a pressão conforme a necessidade dos motoristas em manterem um tempo de frenagem ideal. Não sabe o que é tempo de frenagem? Então conheça maiores informações ao acessar este link. […]

  • Vitor disse:

    Olá meu nome é Vitor, gostaria de que fosse publicado em uma lista uma comparação de frenagens de alguns carros com o tempo q cada um leva pra ir de 100 a 0 km/h por exemplo.