21
set
2014

Pneus Recondicionados: 10 Riscos e Desvantagens

Pneus Recondicionados

Pneus custam caro e na grande parte dos casos tem como destino final o descarte irregular, prejudicial ao meio ambiente. Para economizar na compra e ajudar a sustentabilidade ambiental crescem as demandas de pneus recondicionados (remodelados ou Remolds) no mundo.

Pneus recondicionados são feitos com partes usadas de outros pneus. Aos olhos do mercado simbolizam itens sustentáveis que custam menos da metade dos preços das unidades novas.

Embora barato e sustentável, existem motoristas que não confiam 100% no pneu recondicionado. Na internet proliferam as reclamações deste tipo de produto.

Mercado de Pneus Recondicionados

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos indica que pneus recondicionados foram comprados por 13 milhões de consumidores, em 2003. Com o tempo as estatísticas aumentam, junto das reclamações referentes à durabilidade.

Pesquisas confiáveis indicam que grande parte do público consumidor compra pneus recondicionados por causa dos preços acessíveis.

10 Riscos e Desvantagens dos Pneus Recondicionados

1: Como pneus recondicionados são feitos das partes de unidades usadas, sempre vai existir uma dúvida aos consumidores: Será que têm segurança?

2: Fabricantes ou poder público não têm programas para testar a qualidade das unidades à venda. Neste sentido, é impossível dizer quando pneus recondicionados são seguros.

3: Há incertezas à duração, não existe prazo de validade registrado, ao contrário dos pneus novos. Consumidores conseguem analisar somente com os olhos a saber quando trocar pneus recondicionados.

4: De acordo com especialistas, há casos nos quais apenas a parte de fora do pneu recondicionado está velha, ao ponto que o lado interno fica composto com materiais de máxima qualidade. Como saber identificar? Resposta: Impossível!

5: Para comprar pneus recondicionados de qualidade não é preciso gastar maior quantia de dinheiro, mas contar com a sorte. Confiar apenas na estrutura externa não representa certeza de comprar produtos qualitativos.

6: Há quem indique que a economia dos pneus recondicionados é mentirosa. Como se trata de remodelações, podem provocar aumento no consumo do combustível, forçar a estrutura de motorização, ou as peças importantes e caras, caso da suspensão, por exemplo.

7: Entre os principais testes de qualidade vale ressaltar o realizado por conta da Revista Quatro Rodas. Após diversas baterias, analistas concluíram que pneus recondicionados têm 30% menos desempenho do que originais.

8: Embora seja considerado produto do tipo sustentável, grande parte de especialistas contraindica pneus recondicionados. Se existe incerteza no que tange à qualidade das novas, o risco aumenta às unidades recicladas.

9: Ao levar em conta as condições das pistas nacionais vale ressaltar que existe maior tendência de buracos e pancadas, pontos contraindicados para trafegar com pneus recondicionados seguramente.

10: Pneus recondicionados exigem maior periodicidade no balanceamento.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier (Bacharel em Jornalismo)

Fonte: Quatrorodas.abril.com.br


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