20
jan
2016

O que é estacionamento automático? Como funciona?

Estacionamento automático

Estacionamento automático é o sistema de manobra automática que move o veículo de um ponto no tráfego até o local para estacionar. O sistema de estacionamento automático visa aumentar o conforto e a segurança de condução em ambientes restritos, onde é necessária muita atenção ou experiência para manobrar o carro.

A manobra de estacionamento automático acontece por controle do ângulo da direção e velocidade, que leva em conta a situação real no ambiente para garantir o movimento livre de colisão.

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Interessante notar que um dos primeiros protótipos experimentais mundiais de estacionamento automático foi desenvolvido num carro elétrico Ligier, por volta de 1990. A tecnologia subjacente tem sido adotada por fabricantes de automóveis que oferecem uma opção de estacionamento automático em seus veículos.

O algoritmo no estacionamento automático localiza um lugar longe o suficiente da estrada, e, o sistema realiza uma manobra de estacionamento.

O sistema automático envolve a localização de um espaço disponível ao movimento, o posicionamento do carro em local apropriado, e, a realização de uma manobra após encontrar o lugar ideal para estacionar.

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A ideia-chave de estacionamento automático é planejar e parametrizar os perfis básicos de controle de ângulo e velocidade de direção, a fim de atingir a forma desejada dos caminhos do veículo dentro de espaços disponíveis.

A manobra de estacionamento é realizada como uma sequência de movimentos controlados, utilizando dados de sensor do carro e medidas de alcance sobre o meio ambiente. Os comandos de direção e de velocidade são calculados em tempo real, e, então, executados.

Estacionamento automático na indústria automotiva

Em 1992, a Volkswagen propôs uma tecnologia automática de estacionamento em seu centro de pesquisa. No entanto, nenhuma versão comercial foi oferecida pela marca até os dias de hoje.

No ano de 2004, estudantes da Universidade de Linköping trabalharam com a Volvo. O sistema pode executar automaticamente usando sensores e um computador para controle de direção, aceleração e frenagem no Volvo S60.

Um sistema de estacionamento automático utiliza vários métodos para detectar objetos ao redor do veículo. Sensores instalados nos para-choques, nas unidades da frente e de trás, podem atuar como transmissor e receptor.

Estes sensores emitem um sinal que reflete de volta quando encontra um obstáculo nas proximidades do veículo. Outros sistemas usam câmeras, por exemplo, tecnologia Omni View, ou, radares para detectar obstáculos, medição de tamanho do espaço para estacionamento e a distância da estrada.

Um sistema de estacionamento automático melhora o conforto e a segurança, reduzindo o nível de estresse que as pessoas sentem ao usar direção manual para estacionar.

Sistema paralelo

Em 2003, a Toyota começou a vender seu veículo híbrido Prius japonês com uma capacidade de estacionamento automático paralelo como opção chamada Assistência de Estacionamento Inteligente.

No ano de 2006, a Lexus acrescentou um sistema de auto estacionamento para o redesenhado sedan Lexus LS. Em 2009, a Ford introduziu seu sistema nos modelos Lincoln. Por volta de 2010, foi a vez da BMW introduzir um sistema chamado de “Assistente de Estacionamento”.

Em 2015, a Bosch anunciou que planeja o sistema totalmente automatizado, que permite ao motorista sair do carro e ativar um estacionamento autônomo a partir de comandos por smartphone.

O sistema calcula uma manobra de estacionamento e monitora os arredores. O assistente de estacionamento do BMW i3 pode ser ativado a partir de um SmartWatch.

Sensor de estacionamento como alternativa para estacionar

Sensores de estacionamento são destinados a alertar o condutor para a presença de obstáculos. Estes sistemas, que usam sensores eletromagnéticos, são comercializados por fabricantes de veículos sob os nomes de marcas proprietárias, como Park Distance Control, Parktronic, etc.

Os sensores emitem impulsos acústicos, com uma unidade de controle medindo o intervalo de retorno de cada sinal refletido, calculando as distâncias de objetos. O sistema avisa o condutor com tons acústicos.

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Sistemas também podem incluir recursos visuais, como a distância do objeto registrada em tela LED ou LCD para indicar leituras, por exemplo. Sensores traseiros conseguem ser ativados quando a marcha ré é selecionada e desativada. Sensores dianteiros são ativados manualmente, e, desativados automaticamente, quando o veículo atinge uma velocidade pré-determinada.

Sensor de estacionamento eletromagnético foi patenteado em 1992 por Mauro Del Signore, acionável com o veículo no movimento lento, e, suavemente em direção ao ponto para estacionar sem bater nos obstáculos do trajeto.

Uma vez detectado o obstáculo, se o veículo interrompe momentaneamente sua abordagem, o sensor continua a dar sinal de presença do obstáculo. Caso o carro em seguida retome à sua manobra o sinal de alarme se torna mais forte contra colisões.

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