11
ago
2014

Desmistificando os carros elétricos: potência com energia limpa!

Um carro elétrico é um tipo de veículo que é propulsionado por meio de um motor elétrico, sem a adição de combustíveis que necessitam serem queimados e decompostos em elementos poluentes. Por não provocarem emissões prejudiciais na natureza e na atmosfera, esses automóveis são ambientalmente amigáveis, sendo ainda bastante silenciosos. Mas, apesar de características tão boas, sua vendagem ainda não decolou. Isso porque têm desempenho considerado ainda muito inferior aos veículos convencionais. Mas será que isso é verdade?

Como funciona um carro elétrico?

O motor de um carro elétrico tem um sistema de energia, cuja unidade eletrônica de potência controla a quantidade a ser empregada para mover o veículo. Atualmente, as baterias mais usadas nesses carros são as de íons de lítio, que podem ser carregadas em múltiplas vezes e pesam 500 quilos. A média de velocidade imprimida por um carro desses fica entre 160 e 190 Km/h, o que se equipara aos carros populares. Os motores são muito mais leves do que os de combustão interna que geram potência semelhante, além de não emitirem ruído, suavizando-se também, com isso, a poluição sonora.

Como se recarrega um carro elétrico?

Um dos problemas que as pessoas levantam é quanto à recarga dos carros elétricos. Afinal, já que o carro usa baterias de maneira tão imprescindível, precisa de um sistema de recarga para elas, a fim de manter o aproveitamento do veículo. O recurso acontece por meio de um plugue normalmente localizado na lateral do veículo, por meio do qual é ligado na tomada. É comum que hoje em dia os automóveis tenham equipamento de recarga em 110 e 220 volts, dando mais autonomia para o usuário, e o processo dura entre 4 e 10 horas. Logo, é viável recarregá-lo em qualquer lugar que disponibilize um ponto de tomada, até mesmo na sua residência.

carro-eletrico-3

Qual é a autonomia de um carro elétrico?

A imagem dos carros elétricos para o grande público ainda está presa ao início da indústria, quando os veículos tinham autonomia para percorrer somente 100 ou 200Km. Mas novos modelos e baterias vêm sendo desenvolvidas, e em breve chegarão ao mercado de automóveis com autonomias muito maiores. Além disso, os fabricantes já estão concedendo garantias de recarga ao longo de 10 anos, o que oferece total segurança para a situação de as baterias não perderem a carga armazenada. As antigas baterias, para se ter uma ideia, chegavam a ser recarregadas apenas 200 vezes antes de apresentar problemas de sustentação.

Qual é a potência de um carro elétrico

Dependendo da tecnologia implementada no veículo, é possível rodar com segurança tanto nos meios urbanos como nas estradas, desenvolvendo excelente desempenho. Se você usar o carro a uma média de 20.000 km ao ano, além disso, sua demanda de energia será muito semelhante àquela gasta por um aparelho de ar condicionado de porte mediano. Modelos mais novos, ainda sendo baterias de lítio, vêm apresentando velocidade máxima de 290 km/h e mais de 1000 libras de torque. Nada mal, certo? Sem falar que não há problema algum no seu desempenho se no carro houver sistema de som instalado, ar condicionado de cabine e outros itens de acessórios.

carros-eletrico-2

Se você pensava que os carros elétricos não eram possantes, tinham pouca autonomia e eram difíceis de carregar, estava bastante enganado, não é? O segmento não só está crescendo, como também representam um futuro menos poluído e sustentável. E o melhor: como todo automóvel, eles podem ser modificados tranquilamente, sobretudo na pintura e nas peças externas, para deixá-lo com a sua cara.

Se você é uma amante do tuning e quer customizar um carro elétrico, evite apenas a adulteração daqueles equipamentos essenciais para o bom uso do veículo, e seja diferente e ao mesmo tempo amistoso ao meio ambiente. A potência de um carro elétrico é predefinida em seu projeto inicial, especificamente projetada para seu peso total e seu modo de utilização, e como a tecnologia é novíssima, não deve ser mudada ainda. Já pensou em comprar um carro elétrico?


POSTADO EM Review

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.