24
out
2013

Como Ajustar o Banco e Espelho antes de Dirigir

Uma das primeiras coisas que você aprende quando vai dirigir é como ajustar o banco e espelhos. No entanto, você ainda lembra qual a forma correta? Confira dicas para posiciona-se na forma correta.

Esse ritual que o motorista tem que fazer todas às vezes antes de dirigir, é muito importante para o próprio condutor e para os passageiros. Além da comodidade e da segurança, o motorista pode evitar acidentes graves, devido ao seu posicionamento correto o motorista fica com força nos braços, assim podendo desviar de buraco ou até de outro veículo. Além dessas informações, com o ajuste correto o cinto de segurança tem mais eficácia em uma colisão.

Agora vamos dar algumas dicas de como se ajustar corretamente:

Banco:

Não deixe o banco muito alto, isso evita a pressão nos joelhos. A distância correta entre o banco e os joelhos são de três dedos, evitando dores e cansaço.

 

Assento

 

Encosto:

O motorista deve ficar com a coluna totalmente em contato com o encosto. Se o posicionamento da coluna não estiver correto, em caso de um acidente, o condutor poderá deslizar sob o cinto de segurança.

 

Encosto

 

Encosto para a Cabeça:

O encosto da cabeça tem sua importância também, não é um item de decoração. A forma correta do encosto da cabeça é deixa-lo na direção dos olhos, evitando assim que o pescoço vá muito para trás em caso de uma colisão.

 

Cabeça

 

Braços:

O cotovelo deve ficar levemente dobrado. Para saber se realmente você está na posição correta, veja se a mãos ficam juntas no alto do volante sem deslocar os ombros.

 

Braços

 

Pernas:

Para saber a distância correta das pernas, pressione o pedal do acelerador até o fundo, caso o joelho se distancie bastante do banco, seu posicionamento está incorreto, os joelhos devem ficar flexionados. Quando o carro estiver parado, a planta do pé deve ficar totalmente em contato com o pedal.

 

Pernas

 

Mãos:

O posicionamento correto das mãos são “dez para duas” como costumam dizer os especialistas. Segurando o volante nessa posição o motorista conseguirá se desviar de obstáculos. Quando fizer uma curva, o recomendável é não passar o braço sobre o outro. Evite segurar o volante pela parte de baixo.

 

Mãos

 

Volante:

O volante deve ser posicionado de maneira que vejam todas as informações do painel, sem precisar mover a cabeça.

 

Volante

 

Espelhos:

O retrovisor externo tem que se manter a linha do horizonte e mostrar o mínimo possível da carroceria, para reduzir os pontos cegos. O retrovisor interno você tem que ajustar para que se possa visualizar todo o ambiente atrás do carro.

 

Espelhos

 

Cinto de Segurança:

A faixa superior do cinto bem no meio do ombro. Deste modo, em uma colisão, não haverá o risco de o motorista ser enforcado. A parte inferior do cinto não pode ficar folgada no abdôme, assim o cinto de segurança terá mais eficácia. Lembre-se o cinto nunca pode ficar apertado e sim justo e confortável.

 

Cinto-de-Segurança

 

Espero ter ajudado, caso queira acrescentar alguma ou deixar seu comentário, esse espaço foi feito para você.

(Foto:http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/posicao-dirigir-615274.shtml)


POSTADO EM Dicas

COMENTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.