26
ago
2014

Cavalo-vapor: entenda tudo sobre essa unidade de medida

Você já ouviu falar que alguém é “ligado nos 220”? Alguém já te pediu para “dar um grau” no volume do carro? E será que você já sentiu que estava na “mesma frequência” que alguém interessante? Conversas assim mostram como termos da física estão integrados ao nosso cotidiano, ainda que com uso diferente daquele feito pelos especialistas.

Hoje nós vamos falar de uma unidade muito interessante para os apaixonados por carro: o cavalo-vapor, uma medida de potência. Mas antes precisamos entender duas coisas: o que são unidades de medida e o que é potência. Confira!

Medindo o mundo

O Sistema Internacional de Unidades (SI) reconhece sete unidades básicas para medir o mundo. Entre elas estão três bem conhecidas de todos nós: o metro, o quilo e o segundo. Como sete é muito pouco, o SI admite várias unidades derivadas das básicas (inclusive o nosso prosaico litro – sem ele, como saber quanto seu carro está bebendo?).

E entre essas unidades derivadas está o watt – em homenagem ao engenheiro escocês James Watt, que trabalhava muito com máquinas a vapor (infelizmente, nada a ver com a Naomi Watts). O watt é uma unidade de potência e está na base do nosso querido cavalo-vapor. Mas o que significa dizer que um motor é potente?

O poder do trabalho

A potência mede a rapidez com que um trabalho é feito. Uma lâmpada mais potente consome mais energia elétrica. Da mesma forma, um motor mais potente têm capacidade para fazer correr mais rápido o mesmo carro.

Um homem de 100 quilos que suba uma escada de 3 metros em 5 segundos está trabalhando a cerca de 600 watts. É bastante, mas não chega ao trabalho exercido por um cavalo! James Watt convencionou o cavalo-vapor como cerca de 745 watts.

Os HPs do seu carro

A unidade do cavalo-vapor (ou HP, do inglês horsepower) é equivalente ao trabalho de erguer, em um minuto, 150 quilos a 30 metros de altura. O “vapor” no nome vem da época em que os motores a vapor estavam se popularizando para substituir o trabalho dos cavalos. Podemos enxergar como uma espécie de jogada de marketing da época. O cavalo-vapor era uma forma de as pessoas da época entenderem facilmente porque comprar os motores a vapor: eles substituiriam o trabalho de X cavalos (e sem precisar de descanso, feno e alguém para limpar o que os cavalos fazem…).

Imagine que eu peça para você puxar uma corda que passa por uma roldana instalada no décimo andar de um prédio. Na outra ponta da corda estão três sacos de cimento. Você tem 60 segundos para erguer o cimento até o décimo andar. Isso é um cavalo-vapor. Agora imagine que mesmo um carro popular como o Celta Life tem 78 cavalos de potência. Já o Hyundai Azera, com motor 3.3, gera 245 cavalos de potência. Haja trabalho!

Escapando tudo

É uma lei da termodinâmica que boa parte da energia gasta por qualquer máquina (inclusive sua televisão e seu computador) vai virar calor. Engenheiros do mundo todo trabalham para melhorar o desempenho dos motores sem aumentar o consumo de combustível.

Nós também já escrevemos sobre como identificar a causa do eventual mau desempenho do seu motor. Além disso, instalar acessórios como o abafador esportivo ou o Sprint Booster pode aumentar a potência em alguns cavalos. Outra compra útil nesse sentido é um filtro lavável como os da empresa K&N.

E aí, gostou do nosso post de hoje? Já conhecia a história do cavalo-vapor? Não deixe de comentar e compartilhar!


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  • jose geraldo nunes disse:

    Tenho uma pergunta , pesquisei e não tive sucesso,quantos HP aproximado pode conseguir com a pressão do vapor e calor de 80 graus de um carro? usando uma Tesle turbene , ou algo similar ?