26
nov
2013

Como Prevenir o Superaquecimento do Motor

Um dia desses caminhando pelas ruas de Curitiba, olhei para o lado e vir uma cena bastante comum, porém nada agradável para o cidadão, o seu carro estava parado na rua em meio a um trânsito maluco, o carro não parava de “soltar” fumaça. É nessas horas que você pensa: ninguém merece! Vamos falar como se deve agir em situações como essa.

O melhor é evitar esse tipo de problema, por isso, o recomendável é ter alguns cuidados, entre eles, deve-se conferir o nível da água, o ideal é verificar a água uma vez por semana sempre pela manhã, antes de ligar o carro. É bom ficar atento à cor da água, caso esteja com a cor marrom, será necessário trocar a água.

Em caso de superaquecimento do motor, nem pense em continuar rodando ou abrir o capô assim que estacionar. A primeira providência, o motorista deve encostar o veículo, só depois de 15 minutos, verificar se não há vazamento de água antes de tentar seguir viagem.

Moto-Superaquecido-1

As Principais Causas para o Superaquecimento do Motor

Situação como essa acontece mais com a chegada do verão, devido ao calor, o carro exige mais do sistema de refrigeração. Outra causa comum de superaquecimento é a falta de água no radiador. Se o motor ferveu, a primeira providência é desligar tudo, esperar e verificar o nível do reservatório. Se estiver baixo, complete e siga viagem caso a luz da temperatura esteja desligada.

Também o que pode ocasionar o aquecimento do motor é a válvula termostática, a válvula é responsável pelo controle da temperatura, ou seja, tem a função de manter o motor na temperatura ideal para o funcionamento. Se a válvula não estiver funcionando, ela impede que a água circule pelo motor.

Moto-Superaquecido-2

Algo que muita gente não percebe e tem muita importância, é a tampa do radiador, se a tampa não estiver bem fechada o vapor e a água poderão sair, o que provocará o aquecimento do motor. Nessas situações, o melhor a se fazer é parar o carro e desligar o motor, depois que esfriar, o motorista deve preencher o radiador com água e fechar com firmeza a tampa do radiador.

A Ventoinha do radiador é uma peça muito importante, uma vez que desempenha tarefas de extrema importância: impede que o motor do veículo aqueça e arrefece o radiador, caso essa peça não esteja funcionando, também pode ser um dos motivos para o aquecimento do motor.

Mas se você constatou vazamento, peça ajuda. Em caso de perda de água, acionar o guincho é a única saída. Se por algum motivo o motor estiver trabalhando sem ser refrigerado, o risco de fundir ou de ocorrer o derretimento de peças no interior do mesmo é enorme.

Um indício de que está prestes acontecer ou que já ocorreu o superaquecimento pode ser o excesso de vapor saindo do capô, mesmo depois de um tempo com o carro desligado.

Cuidado com o reservatório

É desaconselhado, em todas as situações, abrir a tampa do reservatório do radiador, com o motor ainda quente. Como a água do radiador ferve acima de 100 graus, por causa da combinação com aditivos, justamente para elevar a temperatura de ebulição, as chances de queimadura são reais, então tome cuidado.

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POSTADO EM DicasReview

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