Carros customizados e mercado aftermarketing
Carros customizados são aqueles que têm modificações em desempenho (por vezes alterando ou substituindo o motor e a transmissão) ou estilo (principalmente na parte externa, trazendo um visual único, diferente do que a imposição da marca).
Há carros customizados que proporcionam mudanças capazes de interferir inclusive na motorização, tais como os carburadores adicionais e o escapamento duplo, por exemplo. Geralmente a suspensão também é alterada no carro customizado.
Os primeiros carros customizados surgiram um pouco antes da Segunda Guerra, com estribos e para-lamas simples. Modelos automotivos de 1929 a 1934 foram modificados pela remoção dos estribos e retiradas do para-lamas de fábrica por para-lamas de ciclo mais leve.
Carros personalizados são mais distintos do que os automóveis de fábrica, afinal, consumidores podem adotar as características visuais e de desempenho com uma maior liberdade. Existem hoje vários temas personalizados diferentes em matéria de automotivo personalizado.
Os carros customizados e a preocupação com as cores!
Pintura é uma preocupação importante entre os amantes de carros customizados. Em tempos modernos grande parte dos praticantes de tuning faz questão de produzir um efeito brilhante na carroceria.
Donos dos carros customizados possuem o hábito de adicionar tintas decorativas após encerrar o processo do principal revestimento. Grandes exemplos são as pinturas de chamas que se estendem para trás das rodas dianteiras ou dos riscos pintados com uma cor contrastante.
A pintura se tornou uma parte importante da cena dos carros customizados ao ponto de hoje em dia existirem competições de veículos personalizados que concedem milhares de dólares aos vencedores e atraem as grandes multidões.
Você sabia que existe um tipo de spray que customiza rodas ou partes da lataria com cores bacanas e hipermodernas? Clique nesse link e conheça maiores informações sobre o envelopamento líquido.
Competição de carros customizados: AMBR (Most Beautiful Roadster of America)
O maior prêmio para carros customizados do mundo é o AMBR, troféu entregue anualmente no Grand National Roadster Show desde 1948 (também conhecido dentro da comunidade norte-americana como Oakland Roadster).
Outro exemplo interessante é o Prêmio Ridler, apresentado ao Detroit Autorama desde 1964. Com um dos mais incomuns requisitos de entrada, os vencedores do prestigioso Prêmio Ridler são selecionados como melhores carros destaques em amostra pela primeira vez!
O mercado aftermarketing e os carros customizados
Na prática o responsável por gerar um grande boom de carros customizados no mundo é o mercado aftermarketing (o que em português pode ser traduzido como “mercado de reposição”), ou, o setor secundário da indústria automotiva.
O mercado aftermarketing se preocupa com manufatura, remanufatura, distribuição, varejo e instalação de todas as peças, produtos químicos, equipamentos ou acessórios dos automóveis de fábrica.
De acordo com um relatório da Administração de Comércio Internacional, as peças aftermarket são divididas em duas categorias: Sobresselentes e acessórios
As peças sobressalentes são construídas para substituir peças originais que se tornam gastas, danificadas ou quando há o objetivo da personalização por parte dos proprietários.
O aftermarket abrange peças para reposição, colisão, aparência e desempenho, incluindo propulsão elétrica. Fornece uma grande variedade de peças de diferentes qualidades e preços para quase todas as marcas e todos os modelos de veículos.
Os consumidores têm a opção de instalar as peças aftermarketing na própria garagem ou em oficinas profissionais. O aftermarket ajuda a manter os veículos na estrada, proporcionando aos consumidores a escolha de veículos consertados ou personalizados.
O mercado aftermarketing nos Estados Unidos é o maior do mundo, estimado em 318 bilhões dólares (2013), contribuindo com mais de 2.3% ao PIB (Produto Interno Bruto). O aftermarket norte-americano emprega 4 milhões de pessoas que trabalham como fabricantes, distribuidores, varejistas e em oficinas de reparação na Terra do Tio Sam.
Nos Estados Unidos, as vendas online de acessórios de reposição têm demonstrado ano após ano um aumento considerável. Na verdade, conforme Hedges and Company, “as vendas online em 2013 (excluindo leilões) demostraram aumento de quase 16% em relação a 2012”.
Cingapura aftermarketing
Cingapura, que não tem uma indústria automobilística nacional, é um destino especialmente importante para as empresas exportadoras de peças automotivas e acessórios devido à sua alta rotatividade de automóvel, que decorre das peculiaridades das leis de condução.
Em Cingapura os proprietários de automóveis são legalmente obrigados a se livrarem de seus carros após dez anos de uso. Lá existe um regime de compensação na taxa baixa à compra de veículos novos.
No Canadá, o mercado de reposição automotiva é uma indústria que gera 19 bilhões dólares americanos e emprega cerca de 420 mil pessoas. À Austrália, o aftermarketing foi estimado por gerar um volume de negócios de 5 bilhões de dólares, com 21 mil funcionários e 1.400 fabricantes. Em países como o Brasil ainda não existe este tipo de contabilização oficial.
Acessórios aftermarketing para carros customizados
Na Tuning Parts você pode comprar os melhores acessórios aftermarketing para carros customizados. Tem cada novidade que impressiona até especialistas no setor! Acesse também as páginas do e-commerce nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.
COMENTAR