Tudo que você precisa saber sobre troca de óleo do motor
A troca de óleo pode parecer simples, mas é fundamental para a vida útil do motor. Veja tudo que você precisa saber sobre troca de óleo do motor.
Os prazos de troca sempre geram dúvidas, e uma lubrificação deficiente é capaz de causar danos que vão da redução de desempenho e aumento do consumo de combustível até o famoso “motor fundido”, cujo conserto pode custar até metade do valor do automóvel.
Para evitar prejuízos, confira tudo que você precisa saber sobre troca de óleo do motor e aumente a vida útil do seu carro:
Mineral x Sintético
Como os óleos sintéticos têm custo elevado, o usuário costuma optar pelos lubrificantes minerais. Entretanto, os sintéticos são considerados pelos especialistas como a melhor opção.
Esses produtos proporcionam benefícios de longo prazo, como economia de combustível, partidas mais rápidas, redução do desgaste e aumento da vida útil do motor.
É importante lembrar que o ganho de desempenho gerado pelo lubrificante sintético pode não valer muito a pena num popular, já que o produto custa até cinco vezes mais que um mineral.
Use sempre o óleo certo
Engana-se quem pensa que não tem problema colocar qualquer óleo no motor do carro. Quando precisar trocar, utilize o óleo específico indicado no manual do proprietário – as fábricas investem meses em pesquisas para saber qual o lubrificante mais recomendado para cada motor.
Se tiver que completar o nível com óleo de outra marca, certifique-se de que eles têm a mesma especificação, com composição e viscosidade compatíveis. O que não se pode fazer de maneira nenhuma e misturar mineral com sintético.
Com ou sem aditivo?
A maioria das montadoras não recomendam usar aditivos no óleo, até porque, segundo os fabricantes, o óleo já vem com cum pacote de aditivo balanceado. Assim, acrescentar outro aditivo poderia comprometer a vida útil do motor. O motorista também corre o risco de perder a garantia se utilizar aditivos em carros novos. Para saber se a sua montadora autoriza ou não, consulte o manual do veículo.
Não se esqueça do filtro
Não adianta nada trocar o óleo e manter o mesmo filtro. Cada veículo tem uma especificação, mas, geralmente, a indicação é substituir os dois juntos; afinal, o filtro impede a circulação de impurezas no motor. Manter o filtro pode comprometer outras peças que têm custo elevado quando comparadas à economia de economizar no filtro. Portanto, troque o filtro para garantir que o motor não fique impregnado por impurezas e gere um prejuízo maior.
Definindo o nível
O nível correto do óleo é entre o mínimo e o máximo da vareta. Ao contrário do que diz o senso comum, o nível não precisa estar no máximo, e sim em qualquer estágio entre as marcas. Não coloque óleo acima do nível recomendado, ou o motor poderá ter vazamentos.
Motor frio para medir e quente para trocar
Outra dica importante é medir o óleo com o motor do carro frio, de preferência após 10 minutos de desligado. Quando o motor está quente, o óleo ainda não desceu todo para o reservatório, podendo dar a impressão de que o nível está mais baixo.
Já para trocar o óleo, o ideal é que o motor esteja quente. Dessa forma, o óleo ficará mais fino e, consequentemente, escorrerá com mais facilidade.
Óleo também fica velho
Se o motorista rodar pouco e não atingir a quilometragem estipulada para a troca, deve substituir o lubrificante após seis meses. Após esse prazo, o produto fica velho e pode danificar a bomba de óleo, responsável por manter em dia a lubrificação do veículo.
Baixar é normal
O óleo baixa mesmo que o motor esteja em boas condições. Segundo as montadoras, é normal baixar entre meio litro e um litro de óleo a cada mil quilômetros rodados, dependendo do modelo. Daí a importância de completar o óleo entre as trocas.
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eu completei meu carro com um oléo 10w40 e o que estava la é 15w40 , tem algum problema ?
obrigado
@lucas alves do rosario:
Vai depender do carro. Se você colocou em um 8v acho que funde mesmo, mas se for 16v acho que não da nada.
ola olha não funde não da uma olhada na km ve se estar muito nova ou se ja passou de 100 mil e melhor ficar com o 15w40
Olá,tem cinco meses que fiz a troca do óleo e também do filtro,o nível do óleo está abaixo do mínimo e a marcha está raspando da primeira para segunda pode ser porque o óleo está abaixo do mínimo?
Não tem nada a ver, pois o óleo do motor em nada interfere na caixa de marchas. Só tem que completar o nivel ou fazer logo a troca completa do óleo. A marcha “arranhar” pode ser embreagem.
posso trocar a marca do óleo que uso?
@DAVID:
Tudo bem? Pode sim.
Cara tenho um siena 2001 e fiz 2000km com o oleo novo e fui medir e ele baixou consideravelmente. Obs: oleo e 10 40 semi sintetico e medi com ele quente e o filtro nao foi trocado. Isso e normal baixar tanto???
OLÁ TENHO UM CLASSIC 2014 E COMPLETEI O ÓLEO COM O AC DELCO SAE 5W30 SEMISSINTÉTICO (EM TORNO DE 750ml) , QUANDO O MANUAL PREVÊ QUE UTILIZE O AC DELCO 5-30 SINTÉTICO. o QUE FAÇO AGORA?
@Fernando:
Tudo bem? Não vai ter problema, ia ter problema se você colocasse o óleo mineral.
Tenho um gol mi 1999/2000,ele tah gastando 1 ltr de óleo a cada 1000 quilômetros, e não era antes assim, o que pode ser? Obg.
Mi especial
ola, eu, luiz costa tenho um chery face 2014 com 11.600km, tirado zero na revisao de 5000, e 1000, na troca do oleo aconcessionaria chery colocou o oleo petronas 15 w 40, porem no manual recomenda o oleo marca lubrax 15 w 40, na terceira troca com 11.600km . foi pelo tempo eu coloquei o indicado pela fabrica o lubrax 15 w 40, pois o petronas na minha cidade, e dificil encontrar e a concessionaria mais proxima, dista 100 km ha algum prolema na troca da marca , sendo que a partir de agora estou usando o oleo recomendado pela chery att luiz costa
Tenho um Monza 2.0 carburado e coloquei um óleo mineral acima do nível máximo, tem algum problema q eu possa a ter por isso! Os tuchos carregam com o óleo acima tbm! Porque tá fazendo um barulhinho , só depois de acelerar q diminui um pouco obg!
No g5 coloco 3.5 lt sempre fica acima do nível máximo porque?