4
out
2013

Tudo que você precisa saber sobre troca de óleo do motor

A troca de óleo pode parecer simples, mas é fundamental para a vida útil do motor. Veja tudo que você precisa saber sobre troca de óleo do motor.

Os prazos de troca sempre geram dúvidas, e uma lubrificação deficiente é capaz de causar danos que vão da redução de desempenho e aumento do consumo de combustível até o famoso “motor fundido”, cujo conserto pode custar até metade do valor do automóvel.

 

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Para evitar prejuízos, confira tudo que você precisa saber sobre troca de óleo do motor e aumente a vida útil do seu carro:

 

Mineral x Sintético

Como os óleos sintéticos têm custo elevado, o usuário costuma optar pelos lubrificantes minerais. Entretanto, os sintéticos são considerados pelos especialistas como a melhor opção.

Esses produtos proporcionam benefícios de longo prazo, como economia de combustível, partidas mais rápidas, redução do desgaste e aumento da vida útil do motor.

É importante lembrar que o ganho de desempenho gerado pelo lubrificante sintético pode não valer muito a pena num popular, já que o produto custa até cinco vezes mais que um mineral.

Use sempre o óleo certo

Engana-se quem pensa que não tem problema colocar qualquer óleo no motor do carro. Quando precisar trocar, utilize o óleo específico indicado no manual do proprietário – as fábricas investem meses em pesquisas para saber qual o lubrificante mais recomendado para cada motor.

Se tiver que completar o nível com óleo de outra marca, certifique-se de que eles têm a mesma especificação, com composição e viscosidade compatíveis. O que não se pode fazer de maneira nenhuma e misturar mineral com sintético.

Com ou sem aditivo?

A maioria das montadoras não recomendam usar aditivos no óleo, até porque, segundo os fabricantes, o óleo já vem com cum pacote de aditivo balanceado. Assim, acrescentar outro aditivo poderia comprometer a vida útil do motor. O motorista também corre o risco de perder a garantia se utilizar aditivos em carros novos. Para saber se a sua montadora autoriza ou não, consulte o manual do veículo.

Não se esqueça do filtro

Não adianta nada trocar o óleo e manter o mesmo filtro. Cada veículo tem uma especificação, mas, geralmente, a indicação é substituir os dois juntos; afinal, o filtro impede a circulação de impurezas no motor. Manter o filtro pode comprometer outras peças que têm custo elevado quando comparadas à economia de economizar no filtro. Portanto, troque o filtro para garantir que o motor não fique impregnado por impurezas e gere um prejuízo maior.

 

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Definindo o nível

O nível correto do óleo é entre o mínimo e o máximo da vareta. Ao contrário do que diz o senso comum, o nível não precisa estar no máximo, e sim em qualquer estágio entre as marcas. Não coloque óleo acima do nível recomendado, ou o motor poderá ter vazamentos.

Motor frio para medir e quente para trocar

Outra dica importante é medir o óleo com o motor do carro frio, de preferência após 10 minutos de desligado. Quando o motor está quente, o óleo ainda não desceu todo para o reservatório, podendo dar a impressão de que o nível está mais baixo.

Já para trocar o óleo, o ideal é que o motor esteja quente. Dessa forma, o óleo ficará mais fino e, consequentemente, escorrerá com mais facilidade.

Óleo também fica velho

Se o motorista rodar pouco e não atingir a quilometragem estipulada para a troca, deve substituir o lubrificante após seis meses. Após esse prazo, o produto fica velho e pode danificar a bomba de óleo, responsável por manter em dia a lubrificação do veículo.

Baixar é normal

O óleo baixa mesmo que o motor esteja em boas condições. Segundo as montadoras, é normal baixar entre meio litro e um litro de óleo a cada mil quilômetros rodados, dependendo do modelo. Daí a importância de completar o óleo entre as trocas.

 

A Tuning Parts tem vários produtos para lhe ajudar com a troca e manutenção do óleo do motor. Confira nosso site.


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  • lucas alves do rosario disse:

    eu completei meu carro com um oléo 10w40 e o que estava la é 15w40 , tem algum problema ?

    obrigado

  • mayara disse:

    ola olha não funde não da uma olhada na km ve se estar muito nova ou se ja passou de 100 mil e melhor ficar com o 15w40

  • Adriana disse:

    Olá,tem cinco meses que fiz a troca do óleo e também do filtro,o nível do óleo está abaixo do mínimo e a marcha está raspando da primeira para segunda pode ser porque o óleo está abaixo do mínimo?

    • Rildo disse:

      Não tem nada a ver, pois o óleo do motor em nada interfere na caixa de marchas. Só tem que completar o nivel ou fazer logo a troca completa do óleo. A marcha “arranhar” pode ser embreagem.

  • DAVID disse:

    posso trocar a marca do óleo que uso?

  • Junior Rodrigues disse:

    Cara tenho um siena 2001 e fiz 2000km com o oleo novo e fui medir e ele baixou consideravelmente. Obs: oleo e 10 40 semi sintetico e medi com ele quente e o filtro nao foi trocado. Isso e normal baixar tanto???

  • Fernando disse:

    OLÁ TENHO UM CLASSIC 2014 E COMPLETEI O ÓLEO COM O AC DELCO SAE 5W30 SEMISSINTÉTICO (EM TORNO DE 750ml) , QUANDO O MANUAL PREVÊ QUE UTILIZE O AC DELCO 5-30 SINTÉTICO. o QUE FAÇO AGORA?

  • Erlando disse:

    Tenho um gol mi 1999/2000,ele tah gastando 1 ltr de óleo a cada 1000 quilômetros, e não era antes assim, o que pode ser? Obg.

  • Erlando disse:

    Mi especial

  • ola, eu, luiz costa tenho um chery face 2014 com 11.600km, tirado zero na revisao de 5000, e 1000, na troca do oleo aconcessionaria chery colocou o oleo petronas 15 w 40, porem no manual recomenda o oleo marca lubrax 15 w 40, na terceira troca com 11.600km . foi pelo tempo eu coloquei o indicado pela fabrica o lubrax 15 w 40, pois o petronas na minha cidade, e dificil encontrar e a concessionaria mais proxima, dista 100 km ha algum prolema na troca da marca , sendo que a partir de agora estou usando o oleo recomendado pela chery att luiz costa

  • Renato disse:

    Tenho um Monza 2.0 carburado e coloquei um óleo mineral acima do nível máximo, tem algum problema q eu possa a ter por isso! Os tuchos carregam com o óleo acima tbm! Porque tá fazendo um barulhinho , só depois de acelerar q diminui um pouco obg!

  • José Humberto disse:

    No g5 coloco 3.5 lt sempre fica acima do nível máximo porque?