Saiba a diferença entre Filtro Esportivo Cônico e Inbox
O filtro esportivo tem como principal função o aumento de potência. Ao diminuir a restrição para a entrada de ar, é aumentado o volume de ar admitido pelo motor, gerando mais potência. Mas como assim? Calma, vou explicar.
O motor de combustão interna necessita de ar e combustível para ocasionar explosão e movimentar os pistões, que através das bielas, movimentam o virabrequim, que por sua vez transfere a força da explosão para o câmbio (caixa de marchas ou caixa de velocidades) através do volante (peça alocada no final do virabrequim que se conecta ao câmbio, através da embreagem), que transfere a força para as rodas.
Filtro Inbox
A principal diferença entre eles, é que o filtro inbox vai dentro da caixa de ar original, ou seja, para fazer a instalação não precisa fazer adaptação, é só retirar o filtro original e colocar o filtro inbox esportivo.
O filtro de ar InBox (dentro da caixa) é desenvolvido para oferecer menor restrição de ar, através do uso de materiais de filtragem de alta performance, sem alterar o sistema de indução de ar original do carro.
Confeccionado nas mesmas medidas do filtro de ar original, o esportivo InBox se encaixa perfeitamente no alojamento do filtro original e não altera o ronco do motor. Acrescenta de 3 a 5% de potência ao motor.
Filtro de Ar Cônico
O filtro esportivo de ar cônico para ser instalado, precisa retirar a caixa original, e vai instalar junto com um duto de ar, fazendo com que o filtro cônico fique na mesma posição que o filtro de ar original.
Este modelo de filtro é facilmente adaptável em praticamente todos os carros equipados com carburador ou injeção eletrônica, movidos a álcool, gasolina, gnv e diesel. Sendo de captação dupla (duplo fluxo), captando ar pelas laterais e pela frente.
Para alguns carros ele poderá ser instalado sem adaptações, já outros podem necessitar de um prolongamento de cano rígido ou adaptações semelhantes. Este modelo proporciona ganho de 5 a 7% de potência ao motor.
Agora aquela pergunta básica: Qual deles vai fazer aquele ronco bacana?
Muita gente acha que o filtro inbox vai alterar o ronco do carro, vai deixar o carro mais esportivo, é verdade que ele é produzido por materiais de alta performance, fazendo com que a passagem de ar seja menos restrita, em relação ao filtro original. No entanto, o filtro inbox vai dentro da caixa original, sendo assim abafando som do filtro.
O que realmente muda o ronco do carro, é o filtro cônico, ele possui um fluxo de ar maior em comparação ao filtro original e fica no compartimento do motor sem nenhuma proteção, então o som do ronco será expandido para o lado de fora do carro.
Qual dos dois filtros esportivos é melhor para colocar no meu carro?
Isso vai depender do seu estilo, vamos fazer o seguinte, vamos criar dois personagens, o João e o Rafael.
O primeiro é o João. João gosta de personalização, gosta de uma estética bacana, de performance e também gosta de ronco esportivo, para o João o indicado é o filtro cônico.
Agora o Rafael. O Rafael é mais reservado, também gosta de performance, gosta de cuidar do seu carro, mas prefere manter a originalidade do seu carro e o conforto do silêncio, para o Rafael, o indicado é o filtro inbox.
Filtro Esportivo Aumenta a Potência do Carro
Aumentam sim, a injeção eletrônica entende que está entrando um volume maior de ar, ela vai injetar mais combustível para equilibrar a mistura. Mais ar e mais combustível, proporcionam uma explosão mais forte, o que gera mais potência. Somente em carros carburados, que essa configuração deve ser feita manualmente.
O aumento geralmente corresponde de 3 a 10% da potência original do carro, dependendo do modelo do filtro, do tipo de captação de ar, do motor e do sistema de injeção.
Quer dizer que se eu colocar o filtro esportivo no meu carro, o consumo de combustível vai ser maior?
Pode ser que sim ou pode ser que não, vai depender de vários fatores, como o nível de eficiência da sua injeção eletrônica e também o modo como você dirige.
Agora que você já sabe a diferença do filtro esportivo cônico e inbox, chega o momento de comprar, a Tuning Parts está aqui para te ajudar. Aproveite para conhecer nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Ah, também fizemos um vídeo falando sobre os filtros:
O filtro cônico pode ser colocado no Etios da Toyota! Qual o modelo!
Boa tarde, tenho um Siena 2014, estou querendo comprar e trocar o filtro de ar esportivo do meu carro e gostaria de saber como faço pra comprar o prolongador até a TBI, aquele de inox polido. Tem que mandar fabricar? Poderia me indicar alguém em Curitiba que faça esse serviço? E sei que não tem nada a ver mas segue minha outra pergunta: quero trocar a tampa do cabeçote do meu carro, queria personalizar ela na cor azul ou vermelha (sem aquelas furações da tampa plástica), Tbm tem que mandar fabricar? Desde já agradeço.
Boa noite, pois então.
Tenho um sandero 2012 at, 1.6 16v.
Meu foco é mais performance do que barulho? Qual a indicação Rodrigo?